Qual a importância de se ter um Data Center no país?

O modelo de Cloud Computing hoje é uma realidade. Tratado há anos como tendência, Cloud vem ganhando espaço exponencialmente nas organizações trazendo uma transformação nas áreas tradicionais de TI e auxiliando áreas de negócio a atuarem de forma mais estratégicas.

Quando observamos o conceito de Cloud Computing, imaginamos a possibilidade de visualizar, acessar, executar aplicações e/ou dados, não importa de onde ou como. Sendo assim, podemos exemplificar de várias maneiras: Como o acesso através de diversos e múltiplos dispositivos, replicação e redundância de dados em diversos locais do mundo, entre outros exemplos.

Porém, para que tudo seja tão poderoso e inovador é necessário avaliarmos detalhes técnicos de uma arquitetura de uma solução em Cloud Computing, além de questões de regulamentação legal do pais, controle econômico e aplicação de impostos. Para isso, aqui cabe uma pertunta: Qual a real importância de se ter um data center no país ?

Tratando-se do Brasil, temos alguns fatores que resaltam essa importância:

1º Conectividade: Ter um ambiente em Cloud traz a responsabilidade de uso de um serviço bom, estável, rápido, seguro e disponível. Ter um Data Center no Brasil facilita o uso da infraestrutura em questões muito relevantes como latência, banda, velocidade de acesso aos dados e diminuição de garagalos de banda para conexões internacionais.

2º Regulamentação legal do país: No Brasil temos o Marco Civil da Internet, uma lei que vai regulamentar vários aspectos dos serviços online no Brasil. Um dos principais itens é a obrigatoriedade de manter dados em Data Centers locais.

3º Impostos: Hoje o consumo de recursos computacionais em países como Estados Unidos, México, Espanha, entre outros, gera a necessidade do recolhimento de impostos locais do Brasil como (ISS, PIS, CONFINS) e também o famoso imposto de importação. Com um Data Center no Brasil e faturamento local abre-se a possibilidade de adequação nos impostos a serem cobrados para esse consumo.

4º Suporte: Ter que acionar um ‘service desk’ em outro idioma e em outro país em um momento de crise pode em alguns casos parecer um desafio muito grande. Ter recursos locais que conheçam a cultura do país e auxiliem de forma mais próxima os problemas traz uma segurança e conforto adicionais.

5º Empresas de diversos segmento de mercado: O Data Center local abre a possibilidade de empresas de qualquer porte ou segmento torna-se aderente do modelo pois a próximidade, a facilidade de interação com recursos computacionais e a conectividade não serão mais impeditivos.

Portanto, podemos concluir que Cloud Computing é um assunto disseminado no mercado e tal capacidade de consumo trará a inumeros clientes a possibilidade de redução de custos e agilidade aos negócios. Ter Data Center no Brasil é fundamental para que clientes tenham a quebra de paradigma, e assim sintam-se mais seguros e confortáveis para a aderência desse modelo inovador.

Thiago Viola

Profissional com 12 anos de experiência na área de Tecnologia de Informação, graduado em Sistema de Informação e com MBA em Arquitetura de Cloud Computing. Certificado em Cloud de múltiplos provedores como IBM, AWS, Rackspace, EXIN, CompTIA e atual Cloud Services Sales Manager e SoftLayer Subject Matter Expert na IBM do Brasil.


Contato: tviola@br.ibm.com
LinkedIn: linkedin.com/in/thiagoviola/pt
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87