Soluções em nuvem da IBM impulsionam negócios

As expressões “computação na nuvem”, “serviços de cloud” e “servidores virtuais e físicos” podem soar abstratas. Uma maneira atraente de descrevê-las é pensar nos serviços da SoftLayer como viabilizadores para outros serviços, empresas e ideias.

A Dinamize, por exemplo, é cliente da SoftLayer. Criada em 2000, a empresa oferece serviços de e-mail marketing, com segmentação completa, relatórios de audiência e integração com CMS e redes sociais.

Não foi sempre assim, entretanto: em seus cinco primeiros anos, a empresa trabalhou com diversos projetos de desenvolvimento de software - naquela época, havia apenas um funcionário e 23 clientes. Em 2005, com a entrada dos sócios Jonatas Abbott e Allan Luz, a Dinamize passou a focar em e-mail marketing e em soluções de marketing digital para gerar engajamento e resultados melhores para seus clientes.

Ao longo dos últimos 10 anos, a empresa passou de um funcionário para 64, e de 23 clientes para 18 mil marcas atendidas, dentre as quais as maiores do Brasil e do mundo. O crescimento foi reconhecido pelo mercado. Em 2012, 2013 e 2015, a Dinamize foi eleita a melhor empresa de e-mail marketing na feira eShow - uma premiação cujo juri é formado pelas principais empresas de e-commerce do Brasil.

No ramo em que atua, a Dinamize precisa de uma estrutura de rede robusta e confiável. Com as soluções da SoftLayer, é possível fazer a gestão das ferramentas de e-mail marketing e de monitoramento de redes sociais de maneira flexível e escalável, garantindo a continuidade da operação.

A Parceria com a Softlayer

Ao contrário de ouras empresas, a SoftLayer proporciona servidores físicos dedicados, que oferecem um desempenho bastante superior por não passarem pela camada de virtualização dos servidores virtuais. Além disso, eles permitem que o hardware dos servidores seja acessado de maneiras que seriam impossíveis em um servidor virtual - mas com a mesma facilidade de uso e customização.

A Dinamize foi eleita a melhor empresa de e-mail marketing

A demanda dos milhares de clientes da Dinamize é variável, sazonal e difícil de se estimar. Graças aos serviços de nuvem da Softlayer, porém, isso não é um problema. Se as atividades dos clientes aumentarem em determinado mês, por exemplo, a infraestrutura em nuvem está preparada para a sobrecarga, evitando surpresas desagradáveis; e em um período de menor demanda, a empresa não precisa pagar por um serviço que não utiliza.

Pode-se imaginar que essa disponibilidade, prontidão e qualidade dos serviços da SoftLayer viriam acompanhadas de um considerável aumento de custos, mas não é o caso. Segundo o diretor de tecnologia da Dinamize, Mauricio Martini, a empresa, ao migrar para servidores dedicados da SoftLayer, reduziu seus custos em 70% e viu aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Para Martini, estar alinhado com as tendências do mercado de computação na nuvem é essencial para tomar as melhores decisões no mercado. "A tecnologia avança cada vez mais rápido, e é possível que a gente veja, nos próximos dez anos, um salto tão grande quanto o que aconteceu nos últimos 50", opina.

As vantagens para a Dinamize são claras. Os servidores da SoftLayer permitem que ela ajude milhares de marcas a se conectarem com seus clientes, pois viabilizam um modelo de negócios que talvez não fosse possível sem a flexibilidade dos serviços em nuvem da IBM. Com isso, todos saem ganhando.