As fabricantes de smartphones devem ter um ano difícil pela frente. Após a Apple revisar pra baixo a sua estimativas de vendas no último trimestre, analistas da Credit Suisse afirmaram que a produção de telefones inteligentes está em “queda livre” e sem perspectiva de melhoras. A expectativa, inclusive, é que o início de 2019 seja o pior desde 2013.

De acordo com a publicação do Business Insider, o analistas do banco revisaram para baixo a previsão de produção de smartphones no último trimestre de 2018. A expectativa é que sejam fabricados 357 milhões de unidades, o que representaria uma queda de 3%. Já o tombo nos três primeiros meses de 2019 seria ainda mais grave: 289 milhões de unidades ou 19% a menos.

Se a previsão dos analistas do Credit Suisse estiver correta, o nível de produção de smartphones deve ser o pior desde 2013. Além disso, os números também resultariam em uma queda na fabricação de celulares no primeiro trimestre pelo quinto ano consecutivo.

De forma geral, diversas razões tem sido apontadas para os resultados fracos do mercado de smartphones. A principal delas é que consumidores não fazem mais questão de atualizar os seus aparelhos todos os anos, como no início da década. Além disso, o aumento no preço dos modelos e a falta de grandes avanços entre as gerações de aparelhos estaria ajudando nos números ruins.

publicidade

Nas últimas semanas, as gigantes Apple e Samsung anunciaram resultados abaixo do esperado para o quarto trimestre de 2018. No caso da companhia de Tim Cook, os lançamentos do iPhone XS, XS Max e XR não atraíram tanto o consumidor quanto o esperado, já a companhia sul-coreana vinha apresentando baixos resultados desde o lançamento do Galaxy S9. Por fim, há ainda a concorrência de companhia chinesas com telefones com preço relativamente mais baixo.