O novo Windows 10 começa a chegar nesta segunda-feira, 30, a computadores de todo mundo. Batizado de “Atualização de Abril”, embora boa parte do público só terá acesso a ela daqui a algumas semanas ou até mesmo meses, o update traz uma série de pequenas novidades que visam melhorar o sistema de um modo geral.

Veja os principais destaques da nova versão do Windows:

Linha do tempo

Trata-se da principal novidade desta atualização. O recurso já deveria estar disponível desde o segundo semestre de 2017, mas foi atrasado para ser refinado. Ela substitui o botão “Visão de Tarefas” do Windows, que mostra todos os aplicativos que estão rodando no seu PC. No entanto, o diferencial é que ele também mostra suas atividades dos últimos 30 dias, e as sincroniza entre múltiplos dispositivos, o que permite retomar no seu PC uma tarefa que você começou no seu celular Android ou iOS, ou até mesmo em outro computador. A ideia desse recurso é facilitar a conectividade entre dispositivos e a retomada de tarefas iniciadas previamente.

publicidade

A Linha do Tempo também permite integrar o navegador Edge entre PCs e o Android e iOS, mas o recurso tende a ser usado por menos pessoas, já que o Edge é um navegador muito pouco popular nos smartphones.

Compartilhar com quem está próximo

O recurso visa facilitar a conexão do seu PC a dispositivos próximos para compartilhar arquivos rapidamente por meio de Bluetooth ou Wi-Fi, sendo que o sistema entende se a melhor opção é usar a rede local ou a conexão Bluetooth para a transferência. O recurso permite enviar vídeos, fotos, documentos, páginas vistas pelo Edge por meio do ícone de compartilhamento dentro do app, usando o Bluetooth para descobrir dispositivos próximos para quem seja possível transferir os dados.

Foco total

Uma outra função nova da atualização do Windows 10 é o Focus Assist, que tem um objetivo claro: diminuir as distrações. A ferramenta bloqueia notificações alertas e sons para tentar criar um ambiente propício para se concentrar no trabalho e ser mais produtivo, ou quando você está jogando e não quer ser interrompido por algum alerta indesejado do Windows. Também pode ser útil para aquele momento em que você quer apresentar um trabalho ou um seminário e não quer algum pop-up interrompendo a apresentação em um momento impróprio. A ferramenta permite definir aplicativos e pessoas que têm permissão de furar o filtro, além de fornecer um resumo dos alertas perdidos quando o Focus Assist é desativado.

Preferências de áudio por aplicativo

O Windows se tornou muito mais granular em relação a configurações de áudio. Por exemplo: você pode selecionar qual saída de áudio cada aplicativo pode usar. Imagine uma situação, por exemplo, em que você está escutando música no Spotify e quer mostrar um vídeo para um amigo no seu notebook. Você pode configurar o Windows para que a música do Spotify saia pelo fone de ouvido enquanto o som do seu navegador usa os alto-falantes do seu notebook. O mesmo vale para input de som, o que deve ser útil para quem costuma utilizar aplicações que dependam do microfone.

Melhorias para jogos

A Barra de Jogos do Windows 10 foi reformulada para simplificar a utilização, que permite ligar ou desligar o microfone mais rapidamente e preparar uma transmissão para o Mixer com mais facilidade. O Windows 10 também permite configurar o desempenho da GPU especificamente para cada jogo.

Ditado

Não está com vontade de digitar? Agora basta digitar o atalho Win+H no teclado para abrir a nova ferramenta de ditado do Windows, que funcionará com qualquer aplicativo que tenha algum tipo de input de texto. Você só precisa ter um bom microfone.

Melhorias para o Edge

O navegador padrão do Windows 10 pode não ser o favorito do público, mas ele está melhorando aos poucos. Uma das principais novidades é a capacidade de silenciar alguma aba que esteja emitindo som. O navegador também foi modificado para melhorar desempenho e o design e para suportar os Aplicativos Web Progressivos (PWAs), que nada mais do que sites com algumas capacidades de interação com o sistema operacional ampliadas, de forma que eles se aproximam mais da experiência de um aplicativo nativo que você instala no seu dispositivo.