Usuários do WhatsApp para o iPhone receberam uma novidade bastante útil nesta segunda-feira, 7. O aplicativo ganhou a possibilidade de executar vídeos do Instagram e do Facebook de forma nativa, sem precisar sair da janela de conversa para assistir ao conteúdo. Basta pressionar o link e o vídeo começa a ser reproduzido.

A novidade apareceu no Histórico de Atualizações para a versão 2.18.51 do aplicativo para iOS e foi identificada pelo site MacRumors. A presença dessa informação na App Store significa que o recurso já recebeu o aval dos desenvolvedores, mas os testes indicam que a ferramenta está sendo distribuída aos poucos para o público.

publicidade

O recurso já é familiar para os usuários do iPhone. Desde o início do ano, o WhatsApp para iOS já suporta a reprodução de vídeos do YouTube diretamente na janela de conversa, permitindo até mesmo aproveitar o modo picture-in-picture para acompanhar o vídeo em uma janelinha com a liberdade de fazer outras coisas no celular enquanto o conteúdo é reproduzido. Os vídeos do Instagram e do Facebook também terão essa possibilidade

A função, por enquanto, é exclusiva do iPhone, que tem recebido prioridade no desenvolvimento dessa integração com vídeos. Existe a expectativa de que o WhatsApp venha a permitir a reprodução interna de vídeos do YouTube no Android em algum momento, mas não há uma previsão de quando isso deve acontecer.

publicidade

Junto da reprodução de vídeos dentro da janela de conversa, a atualização também trouxe mudanças para grupos, permitindo que um administrador remova os privilégios de outro nas informações do grupo. Além disso, também é possível definir quem tem acesso a mudar o nome do grupo, a imagem de destaque e a descrição.

Outros recursos esperados para o WhatsApp em breve é a capacidade de realizar chamadas em vídeo e a utilização de stickers, como os do Facebook Messenger. Ambas as funções foram confirmadas por Mark Zuckerberg durante a F8, realizada na última semana.