Com a proximidade do lançamento da versão final do Android P, os desenvolvedores do sistema operacional foram ao Reddit realizar o famoso AMA (sigla para “pergunte-me qualquer coisa”) com a comunidade, que pode tirar algumas dúvidas sobre recursos e novidades do sistema.

Abaixo estão alguns dos destaques da discussão pinçados pelo site Android Police:

Modo Escuro

Os usuários do Android pedem há eras para o Google criar um tema escuro para o Android, que teria algumas vantagens como economizar energia em telas AMOLED e facilitar a visualização à noite ou em um lugar escuro. No entanto, os desenvolvedores confirmaram que ainda não há planos para implementar esse recurso no futuro próximo. É possível que ele venha a existir, mas não será no Android P.

publicidade

Bateria adaptável

Um dos recursos interessantes do Android P é que ele contará com inteligência artificial para entender a forma como você usa o celular para evitar desperdiçar energia com processos pesados desnecessários em momentos inconvenientes. Uma das perguntas era se era possível “resetar” esta inteligência artificial caso o usuário preferisse, para que ela desaprendesse o perfil caso a ferramenta passasse a se comportar de forma indesejada. O Google informa que não é possível fazer isso sem um reset de fábrica, mas também diz que o sistema “aprende rápido”, então ele deve perceber quando seu comportamento está sendo problemático para se ajustar de forma ágil.

Novo formato de ajustes rápidos

Para quem usa o Android Oreo, o comportamento dos botões de configurações rápidas é um pouco variado. Alguns dos botões se expandem, como o do Wi-Fi, que quando é tocado apresenta mais configurações. A partir do Android P, todos os botões funcionam da mesma forma: um toque funciona para ligar ou desligar o recurso, enquanto um toque longo abre a janela de configurações. A explicação do Google para essa mudança é para criar mais consistência.

Melhorias no menu de compartilhamento

O compartilhamento de conteúdo entre aplicativos é uma das partes mais importantes do Android e uma característica bastante antiga do sistema. No entanto, você já percebeu o quanto demora para abrir a janela de compartilhamento entre apps? Mesmo se seu aparelho for top de linha, isso ainda demora vários segundos.

A explicação do Google é que cada aplicativo tem seu próprio tempo para retornar as informações necessárias e, para minimizar os erros, você não pode tocar em nada até que tudo termine de ser carregado. No futuro, no entanto, os desenvolvedores tentam mudar o funcionamento do sistema, para que os links para outros aplicativos sejam carregados de forma prévia, de forma que tudo estaria pronto na hora que o usuário decide compartilhar algo. Não há confirmação de que a novidade estaria pronta para o Android P, contudo.

Novo sistema de navegação

Uma das marcas do Android são os três botões de navegação: “Voltar”, “Home” e “Visão geral”. Com o Android P, o Google introduziu uma nova forma de navegar por gestos, que traz apenas um botão realizando várias funções. Os desenvolvedores foram acusados de copiar o que a Apple fez com o iPhone X, e a resposta foi a seguinte:

“Nós avaliamos muitas (MUITAS!) opções de navegação como parte de nossas mudanças gerais nos espaços do sistema (vale mencionar que nosso ímpeto principal era fazer a área “Todos os Apps/Visão Geral” mais acessível independentemente de onde você estiver no sistema, como a ‘cortina’ de notificações). O ‘Home’ e o ‘Voltar’ são tão centrais para a navegação no Android (tanto no sistema quanto nos apps), que garantir a confiabilidade deles por meio de botões nos levou a esse design atual. Isso dito, nós realmente valorizamos o apelo estético e funcional de uma barra de navegação menor e continuamos explorando as oportunidades para implementá-las.”

Na prática, isso significa que o formato da barra de navegação por gestos como existe hoje pode mudar bastante em futuras atualizações, mas é preciso esperar para ver como isso se desenvolve.