Depois de muitos anos usando designs bastante parecidos em seus smartphones, a Sony anunciou durante a Mobile World Congress 2018 o Xperia XZ2, que tem um visual mais arredondado do que modelos anteriores da fabricante japonesa. O celular também seguiu os passos de outros dispositivos do mercado e abriu mão do conector de fone de ouvido, mas a Sony anunciou uma solução para quem quer ouvir música e carregar o smartphone ao mesmo tempo.

Com apenas uma entrada USB-C e sem conector P2, usuários de alguns smartphones atuais precisam escolher entre ouvir música (seja conectando o fone diretamente na USB-C ou com um adaptador) e carregar o celular. A Sony anunciou um acessório para seu smartphone que, ao ser ligado à porta USB-C, oferece outra USB-C e também um conector de fones de ouvido.

publicidade

Mas o acessório é bastante limitado. Para começar, ele só funciona no Xperia XZ2. Além disso, ele também elimina o carregamento turbo – o que significa que o smartphone vai demorar muito mais tempo para carregar do que se for conectado diretamente na USB-C.

A solução oferecida pela Sony, no fim das contas, não ajuda tanto assim. Enquanto alguns poucos smartphones mantém o conector de fone de ouvido e oferecem carregamento rápido, o Xperia XZ2 dá diversas opções, mas nenhuma é ideal: ou o usuário aceita o fato de que não vai poder ouvir música enquanto carrega e usa o adaptador USB-C para P que acompanha o dispositivo na caixa, ou ele compra um acessório de € 20 (cerca de R$ 80) que até permite fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas demora muito mais para carregar.