O sonho das lentes de contato inteligentes do Google vai ter que esperar. O projeto foi oficialmente paralisado por tempo indeterminado nesta sexta-feira, 16, com o objetivo de dar prioridade a outros projetos na área de saúde.

Para quem não se lembra, as lentes de contato do Google foram reveladas no início de 2014, mais como uma ideia do que como um produto. O objetivo da tecnologia era simples: ajudar pessoas com diabetes a manter o controle de seus níveis de glicose fazendo um monitoramento em tempo real. Com a reorganização do Google em Alphabet em 2015, o projeto ficou sob responsabilidade da Verily, empresa do conglomerado responsável por tecnologia ligada à saúde.

publicidade

Segundo Brian Otis, diretor técnico da Verily, a justificativa na interrupção do projeto é uma falta de consistência entre nas medidas de correlações entre a glicose encontrada na lágrima e nas concentrações de glicose no sangue; o comunicado no blog da empresa diz que a consistência não foi o bastante para “sustentar os requisitos de um dispositivo médico”.

A Verily mantia uma parceria com a Alcon, uma divisão da gigante farmacêutica Novartis especializada no tratamento dos olhos. O encerramento do projeto de lentes para controle de diabetes não pôs fim à aliança, no entanto.

publicidade

“Estamos ansiosos pela próxima etapa do desenvolvimento de nossos dois outros programas de lentes de contato inteligentes com a Verily”, disse um comunicado publicado pela Alcon. Os projetos em questão visam combater a presbiopia, que é a dificuldade de enxergar de perto devido à idade, e uma outra lente que visa melhorar a visão após cirurgia de catarata.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!