Há anos o grafeno promete ser o futuro para inúmeras coisas e áreas, incluindo medicina, engenharia e tecnologia, mas agora há um novo segmento que pretende experimentar a magia do material: a indústria da moda. Uma empresa chamada Vollebak revelou uma jaqueta que usa as propriedades únicas do grafeno para benefício do seu usuário.

Uma das grandes vantagens do material é a sua resistência. Para exemplificar o quão resistente e elástico é o grafeno, a empresa menciona que uma teia de aranha revestida de grafeno seria forte o bastante para parar um avião em queda. O material também já foi apresentado como tão resistente que é capaz de parar balas, mas Vollebak não diz que sua jaqueta é capaz de proteger o usuário contra tiros de armas de fogo.

publicidade

Reprodução

O que a jaqueta de grafeno, que tem design reversível (um dos lados é preto fosco e o outro é mais lustroso), faz é manter o seu usuário quentinho. Em contato com o site Fast Company, Steve Tidball, um dos fundadores da Vollebak, explica que graças a propriedades térmicas do grafeno, a jaqueta pode, por exemplo, ser deixada no sol antes de ser usada e funcionar como um radiador quando colocada em contato com o corpo, o que pode ser muito útil em um dia frio. Normalmente, um agasalho convencional apenas impede que o calor do corpo se dissipe para o ambiente em um dia gelado, usando a própria energia do corpo para se aquecer, mas esta jaqueta pode esquentar o organismo de forma ativa.

publicidade

Outras propriedades da jaqueta revelada pela Vollebak incluem a capacidade de repelir bactérias, dissipar o excesso de umidade do corpo e até mesmo conduzir eletricidade. Na visão da empresa, algum entusiasta até mesmo poderia “hackear” a jaqueta para alterar suas propriedades para que, por exemplo, seja possível colocar um celular no bolso e ele automaticamente começar a carregar por indução.

Como você pode imaginar, a jaqueta, no entanto, não é barata. O grafeno é um material altamente difícil de produzir em grande escala atualmente, o que torna suas aplicações pouco acessíveis. Isso se reflete no preço da jaqueta da Vollebak, que tem o preço sugerido de 595 euros (ou R$ 2.630 na cotação atual).

publicidade