Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova maneira de controlar robôs. Mais intuitiva para humanos do que outras formas, o método criado pelo pesquisadores usa gestos de mão e ondas cerebrais para dar ordem às máquinas.

O sistema vai ajudar no monitoramento de máquinas. Os pesquisadores usaram o mecanismo que é ativado pelo cérebro humano quando percebe que cometeu um erro e aplicaram no robô: assim, caso uma pessoa perceba que o robô fez algo errado, a atividade cerebral dela faz com que a máquina interrompa imediatamente o que está fazendo.

A partir daí, uma pessoa pode começar a fazer gestos com as mãos para selecionar a opção correta do que o robô deve fazer, de acordo com o site Engadget.

publicidade

De acordo com Joseph DelPreto, um dos cientistas envolvidos no estudo, a tecnologia pode ser particularmente importante por possibilitar que as tarefas das máquinas sejam adaptadas de acordo com a necessidade humana.

Em um primeiro momento, a tecnologia pode ser especialmente útil em robôs que fazem parte de linhas de montagem, mas no futuro também é possível que ela seja usada por robôs-cuidadores de idosos, ou para ajudar pessoas com problemas de fala ou mobilidade reduzida.