As operadoras de telefonia móvel costumam liderar as pesquisas de reclamação da Anatel. Porém, um levantamento realizado pela OpenSignal sobre cobertura 4G no Brasil mostra que os consumidores podem ter um pouco de esperança nas empresas.

A TIM foi a operadora com melhor cobertura 4G entre os meses de setembro e novembro de 2017. As análises revelam que foi possível encontrar conexão em 74,4% locais que possuem o serviço da companhia. Além disso, o sinal da empresa também está disponível em um número maior de localidades, com presença em mais 3.100 cidades brasileiras.

O relatório explica que quanto maior a pontuação da experiência de cobertura 4G para uma operadora, significa que existem mais lugares nos quais os consumidores podem encontrar uma conexão LTE mais rápida na rede dessa operadora.

Já a operadora Vivo teve uma taxa de conexão de 67,3%. Ou seja, em cada 10 tentativas de conexão, seis conseguem encontrar uma rede 4G da operadora. A Claro ficou em terceiro lugar, com uma taxa de 61,7%, enquanto a Oi ficou em último, com 54,7%.

publicidade

As três primeiras colocadas lançaram redes LTE na faixa de 700 MHz, sendo que as baixas frequências são eficientes para impulsionar os sinais móveis em áreas urbanas e rurais. Por outro lado, a Oi construiu suas redes LTE em bandas de média e alta frequência, o que a coloca em desvantagem na cobertura.