Para que os carros autônomos possam se locomover com segurança, é preciso que as ruas sejam mapeadas e tenham sinalizações de trânsito. Caso contrário, eles não conseguem se localizar. Esta limitação impede testes com os veículos em estradas rurais, que são mal sinalizadas e não costumam estar nos mapas.

Segundo informações do The Verge, pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um sistema que permite que carros autônomos dirijam em estradas que não passaram pelo mapeamento 3D. O sistema MapLite combina dados de GPS com uma série de sensores que observam as condições do local.

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O veículo utilizado nas pesquisas foi capaz de conduzir em diversas estradas secundárias não pavimentadas em Devens, em Massachusetts, e detectar com segurança a estrada com mais de 30 metros de antecedência. 

“Os carros usam esses mapas para saber onde estão e o que fazer na presença de novos obstáculos, como pedestres e outros carros”, diz Daniela Rus, diretora do CSAIL do MIT, em um comunicado. “A necessidade de mapas 3D densos limita os locais onde os carros autônomos podem operar.”

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Para dirigir normalmente, o sistema define um destino final e o que os pesquisadores chamam de “meta de navegação local”, que deve estar no campo de visão do carro. Os sensores de percepção, em seguida, geram um caminho para chegar a esse ponto, usando o LIDAR para estimar a localização das bordas da estrada.

Confira o vídeo: 

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