A Microsoft anunciou mais uma dura restrição para os usuários do Windows Phone 8.x ou Windows 8. Em outubro, a empresa deixará de receber novos aplicativos para as lojas dos seus sistemas operacionais antigos. Além disso, as plataformas deixarão de receber atualizações para os apps a partir do próximo ano.

De acordo com a própria Microsoft, os desenvolvedores não poderão lançar novos aplicativos para Windows Phone 8.x, Windows 8/8.1 e versões anteriores após o dia 31 de outubro. Ou seja, a mudança impedirá a chegada de novos programas aos celulares Lumia antigos ou PCs desatualizados. Os apps existentes continuarão na loja e poderão ser atualizados, por enquanto.

Já a partir do dia 1º de julho de 2019, os usuários do Windows Phone 8.x e versões anteriores não receberão mais atualizações de aplicativos. Já os programas do Windows 8 e 8.1 não poderão mais ser atualizados a partir do dia 1º de julho de 2023. Ou seja, as lojas basicamente deixarão de funcionar nessas datas.

O fim do suporte a atualizações de apps no Windows Phone e Windows 8.1 são péssimas notícias para as pessoas que ainda utilizam a plataforma. Em primeiro lugar, isso fará com que os programas importantes como o WhatsApp deixem de receber novas funções e, eventualmente, parem de funcionar. Além disso, isso pode colocar usuários em riscos em caso da descoberta de novas brechas de segurança e vulnerabilidade.

publicidade

A Microsoft destaca ainda que o problema não afetará os usuários do Windows 10 em computadores ou celulares. A empresa recomenda que os desenvolvedores portem seus aplicativos para a plataforma universal (UWP) do sistema para continuar distribuindo seus programas na loja de aplicativos.