A Microsoft anunciou novas funções para o Windows 10 no segundo dia da Build 2018, em Seattle, nos Estados Unidos. Em suas próximas atualizações, o sistema ganhará ainda mais integração com smartphones Android e iPhone, incluindo troca de mensagens, fotos e notificações. Além disso, a plataforma vai ganhar abas em aplicativos.

Partindo para as novidades do Windows 10, a Microsoft anunciou que a função linha do tempo, introduzida na atualização de abril, vai chegar aos celulares com Android e iPhone. Com ela, o usuário poderá usar o Microsoft Launcher (Android) ou o Edge (iOS) para sincronizar aplicativos abertos entre computador e celular, e vice-versa.

publicidade

ReproduçãoOutra novidade é que a Microsoft vai lançar o aplicativo “Your Phone” (ainda sem nome em Português) para sincronizar o celular do usuário com o PC. A função permitirá que a pessoa veja as notificações do smartphone, envie e receba mensagens SMS, bem como visualizar as fotos tirada no aparelho. Segundo a empresa, será possível transferir todo o conteúdo entre máquinas facilmente.

ReproduçãoOutra novidade que chegará ao Windows 10 é a função Sets, que adiciona abas aos aplicativos do sistema. Com essa função, será possível abrir documentos, páginas da web, aplicativos e mais coisas em uma só janela, como um navegador. Além disso, ao abrir uma nova aba, o usuário verá uma tela inicial com sugestões de aplicativos, arquivos recentes, entre outras coisas.

publicidade

Junto com a função “Sets”, a Microsoft também fará algumas mudanças em algumas áreas do Windows 10. O menu “Alt+Tab”, por exemplo, passará a mostrar as abas de sites de forma individual, o que provavelmente só funcionará nas páginas abertas dentro do sistema ou do Edge. Além disso, a linha do tempo também indicará aplicativos agrupados, permitindo o usuário recuperar todo o grupo de uma só vez.

ReproduçãoDe acordo com a Microsoft, essas novidades serão liberadas no Windows 10 apenas quando estiverem “prontas”. Ou seja, as abas e outros recursos não chegarão necessariamente na próxima atualização, prevista para outubro. Em 2017, a empresa enfrentou críticas ao anunciar recursos para o Fall Creators Update que não chegaram a tempo.

publicidade

A empresa também anunciou algumas novidades para tentar atrair mais desenvolvedores para a plataforma. A primeira é que será possível converter programas clássicos do Windows 10 para a nova nova linguagem visual Fluent Design, ou seja, sem ter que transformá-los em aplicativos universais. Além disso, a Microsoft vai cortar a sua comissão na loja e passará a oferecer até 95% de receitas das vendas de aplicativos voltadas para consumidores domésticos, exceto jogos.