A atualização de abril do Windows 10 deveria trazer uma nova leva de recursos para o sistema operacional, mas trouxe consigo uma leva de problemas. A situação é especialmente grave com computadores que usam alguns modelos de SSDs Intel, que chegaram a ter o update bloqueado. 

O bloqueio acontece com as famílias Intel SSD 600p e Intel SSD Pro 6000p. O motivo é simples: máquinas com essas unidades de armazenamento se tornaram incapazes de ligar, travando ainda na fase de inicialização do sistema. 

publicidade

O problema não tem solução conhecida até o momento. Para o computador voltar a funcionar como deveria, é necessário pressionar o botão F8 na fase de ligamento da máquina e reverter a atualização para uma versão anterior. Para evitar maiores transtornos, a Microsoft está impedindo essas máquinas de serem atualizadas enquanto uma correção definitiva não aparece. 

Como nota o site Ars Technica, a questão é restrita ao firmware da Intel no SSD, e outros dispositivos usando os mesmos controladores, mas com firmwares diferentes, não apresentam problemas. 

publicidade

O lançamento da atualização de abril do Windows 10 tem sido particularmente conturbado, chegando ao ponto de ser atrasado em decorrência de um bug que causava a “tela azul da morte”, descoberto nos últimos instantes antes da liberação. De lá para cá, uma série de problemas têm sido relatados, como uma “tela preta da morte” e incompatibilidade com o Chrome, o navegador mais popular do mundo, que apresentava travamentos frequentes.