Para quem não sabe, existem interfaces para smartphones Android que levam o nome de launchers (ou lançadores, em português literal) que modificam o “rosto” do celular. Além disso,  eles oferecem funções que facilitam o uso do sistema e até mesmo implementam recursos. E o Niagara Launcher é um bom exemplar desse tipo de interface que, além de gratuito, permite que você acesse os apps de forma rápida, prática e utilizando apenas uma mão. 

Sem telas extras, apenas apps favoritos

publicidade

Na tela principal (e única no sistema) é possível escolher até 8 apps favoritos, ou seja, aqueles que você mais usa. Não há atalhos e nem widgets, apenas o relógio. E, caso você queira, é possível inserir um mostrador da previsão do tempo e um ícone flutuante para pesquisar no Google.

E como fazemos para ver o restante de apps instalados? Essa é a grande sacada do Niagara: sem, botões e sem telas, basta deslizar o dedo para baixo para listar todos eles. Ao fazer isso, aparece no lado direito da tela uma régua com o alfabeto, onde é exibido um destaque das letras conforme a deslizamos . Dessa forma fica fácil encontrar o aplicativo desejado.

publicidade

Reprodução

E se você é canhoto, pode deslizar a tela arrastando o dedo do lado esquerdo da tela e a régua aparece igualmente como no lado direito. Sem configurações, sem precisar clicar em um ponto preciso, tudo simples e rápido assim.

publicidade

O que mais é possível fazer com o Niagara?

Podemos dizer que esse launcher é para que gosta de simplificar tudo. Ele não tem muitas funções extras, mas algo importante e que foi lembrado pelo desenvolvedor, foram as notificações. Elas aparecem com um desenho de uma pequena seta em frente ao aplicativo. Para ver a notificação, basta clicar na seta e abrirá um balão de diálogo com o conteúdo.

E nas configurações, é possível alterar para o modo escuro (para economizar bateria), alterar os ícones por meio de um pacote fornecido pelo app, além de poder ocultar apps que você não deseja que sejam listados. Enfim, o Niagara é um launcher para quem deseja algo funcional, rápido de acessar, e sem firulas.

publicidade

Para baixar o launcher, clique aqui