Um jovem de 22 anos morreu nesta quinta-feira, 16, após uma parada cardíaca em Taubaté, no interior de São Paulo. Segundo relatos da família, o rapaz teria sofrido um choque ao usar seu telefone celular enquanto o aparelho estava conectado à tomada. Entre as suspeitas, é possível que um mal funcionamento do telefone tenha causado o acidente.

À publicação do jornal O Estado de São Paulo, o capitão do Corpo de Bombeiros Gláucio Cafalchio disse que a equipe tentou socorrer o rapaz com uma massagem cardíaca logo após chegar à casa dele. Em seguida, um desfibrilador foi usado para tentar reverter a parada, porem sem sucesso. Por fim, o jovem foi encaminhado para o hospital municipal de Taubaté, onde morreu.

publicidade

O capitão do corpo de bombeiros recomendou ainda que as pessoas não usem os celulares enquanto estes estiverem sendo carregados. “O choque poderia ser um mau funcionamento do aparelho. Se os telefones apresentam problemas, as pessoas devem procurar a assistência técnica”, declarou Gláucio Cafalchio ao Estadão.

Casos de choques elétricos envolvendo smartphones não são muito incomuns. Além da recomendação de não utilizar os telefones conectados às tomadas, especialistas também aconselham que as pessoas usem sempre cabos e baterias originais para evitar riscos de curto-circuito e explosões. Outro conselho é não usar os aparelhos em ambientes úmidos ou próximos a piscinas e banheiras.