A Intel atualizou os minicomputadores de sua linha Next Unit of Computing, ou NUC, com novos processadores Core de oitava geração. As pequenas máquinas continuam não sendo as mais potentes do mercado, mas seu tamanho as torna ideal para servirem como central de mídia ou até para serem usadas como uma mini estação de trabalho.

Os novos NUC Kits passam a contar com chips Core i3-8109U, i5-8259U e i7-8559U, versões dos chips normalmente usadas em notebooks. Os três processadores oferecem suporte a conteúdo em 4K a 60 Hz e vêm apoiados por um chip gráfico Intel Iris Plus Graphics 655 – o que muda entre eles é, basicamente, a frequência base, o clock no modo turbo e o cache.

Ao todo, são cinco máquinas equipadas com esses três processadores, todas com suporte a até 32 GB de memória RAM. Do quinteto, as chamadas NUC8i5BEK e NUC8i3BEK têm suporte a SSDs no formato M.2, enquanto as NUC8i7BEH, NUC8i5BEH e NUC8i3BEH são compatíveis também com discos de 2,5 polegadas. Os preços vão de 300 a 500 dólares.

Já os novos NUC MiniPCs oferecem configurações um pouco melhores. Não tanto pelo chip – um i3-8121U, o primeiro da Intel de 10 nanômetros –, mas sim pelo fato de contarem com uma GPU independente. Os dois modelos vêm com uma Radeon 540, que está longe de ser a mais potente do mercado, mas que deve dar aos computadores potência suficiente para rodar até um “League of Legends” ou um “Counter Strike: Global Offensive” em Full HD.

publicidade

A diferença entre os dois MiniPCs está na memória RAM: o NUC8i3CYSN vem com 4 GB, enquanto o NUC8i3CYSM tem 8 GB. Ambos os modelos têm suporte a discos de 2.5’’ ou M.2 e até 32 GB de RAM. O corpo dos dois é idêntico, com leitor de cartões SD, quatro portas USB 3.1, duas HDMIs 2.0a, uma entrada para fone de ouvido e outra para cabo Ethernet.

Os preços desses dois últimos ainda não foram disponibilizados, mas ambos devem chegar ao mercado junto dos NUC Kits, em setembro no mundo todo.