O ano era 2014 quando o Google Now Launcher foi lançado. O aplicativo era uma opção interessante para quem procurava uma interface mais próxima do Android puro em uma época em que as fabricantes demonstravam pouco interesse ou capacidade de criar um visual mais limpo para seus sistemas. O app durou quase quatro anos até ser oficialmente aposentado agora, em maio de 2018.

Como percebeu o Android Central, o aplicativo já é apresentado como incompatível com basicamente todos os celulares novos, de modo que você não vai mais conseguir instalá-lo por meio do Google Play. Para quem já tem o launcher instalado, nada muda, tirando o fato de que ele não receberá mais atualizações e ficará cada vez mais defasado em relação a outras opções.

publicidade

A grande novidade do Google Now Launcher era a integração com o painel do Google Now, que é outro serviço que está mudando radicalmente nos últimos tempos. Introduzido com o Nexus 5, o aplicativo permitia apenas deslizar o dedo da esquerda para a direita para acessar os cards do Google Now. Essa função até hoje não pode ser replicada por nenhum outro launcher por ferir restrições do Google Play, então usuários de aplicativos como o Nova Launcher, por exemplo, precisam baixar um APK à parte para liberar essa função.

Com o tempo, o Google Now Launcher começou a ficar ultrapassado em relação a outros aplicativos que oferecem a mesma função e oferecem muito mais opções de personalização. O próprio Google Now se tornou secundário diante da estratégia da Google Assistente, e se transformou em algo completamente diferente do que era, virando o Google Feed, que é mais voltado para apresentar notícias e links personalizados do que informações pessoais.

publicidade

Se você é um dos órfãos do Google Now Launcher, opções não faltam. O Google tem voltado seus esforços para o Pixel Launcher, que só pode ser instalado pelo Google Play nos celulares Pixel, mas é fácil encontrar APKs para ele. Outras opções incluem o já mencionado Nova Launcher, o Lawnchair e o Action.