Uma nova funcionalidade introduzida no Chrome 69 levantou algumas questões relacionadas à privacidade dos usuários: agora o navegador faz login automaticamente com a conta Google do usuário, mesmo que a pessoa não queira que isso seja feito.

Com o lançamento do Chrome 69, usuários passaram a fazer login no navegador automaticamente assim que entram com as credenciais serviços como o buscador, Gmail ou YouTube. Assim, quando uma pessoa acessa algum serviço do Google no Chrome em um computador público, por exemplo, acaba fazendo login também no navegador – e o histórico de busca passa a ser vinculado ao usuário.

A novidade não agradou usuários, nem defensores da privacidade na rede. Matthew Green, professor de criptografia da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, escreveu um post para falar dos riscos causados pela nova medida. “Enquanto o Facebook muda configurações de privacidade rotineiramente e pede desculpas depois, o Google mantém políticas de privacidade que não costumam ser alteradas”, diz o professor.

O novo recurso do Chrome, no entanto, indica que isso pode mudar. O Google costuma ser bastante explícito em relação a dados coletados e armazenados dos usuários, e por manter os termos de uso sem alteração consegue criar uma relação de confiança com os usuários. Ao obrigar que quem acessar o Gmail também faça no Chrome, essa confiança é abalada – o Google faz algo que os usuários não estavam esperando que fosse feito.

publicidade

No Twitter, a engenheira do Chrome Adrienne Porter Felt explicou a alteração no Twitter e diz que ela visa aumentar a privacidade dos usuários. Segundo a executiva, muita gente sai da conta do Gmail e acha que isso também encerra a sessão no Chrome, o que acaba sendo um problema em computadores compartilhados.

Ela também diz que o novo recurso não ativa a sincronização do Chrome – o usuário precisa fazer isso manualmente. Com a ferramenta desativada, o histórico de navegação não é levado para outras máquinas que acessam o Chrome na mesma conta, de acordo com Felt, assim como o Google não coleta dados nesse modo.