Uma boa alternativa a editores de texto pagos, é o Google Docs. A solução do Google ganhou várias melhorias desde que foi desenvolvido e traz recursos que ajudam muito tanto na formatação, quanto na correção de textos. E é esse último é a funcionalidade que veremos hoje.

Google Docs: como fazer a revisão ortográfica

Por padrão, a verificação ortográfica do Google Docs é ativada quando você abre um documento pela primeira vez. Toda vez que você digitou errado uma palavra, a funcionalidade sublinha o erro com uma linha vermelha, como um aviso para que você faça uma alteração. Agora veja como utilizá-la:

Primeiro, abra um documento com o Google Docs.

Para garantir que a ferramenta esteja ativada, você pode começar a digitar algumas palavras incorretas ou ir para Ferramentas > Ortografia e garantir que a opção “Sublinhar erros” esteja marcada.

publicidade

Reprodução

Depois, sempre que um erro for encontrado, ele aparecerá com uma linha vermelha ondulada embaixo dele.

Reprodução

Você pode clicar com o botão direito em qualquer erro para corrigi-los rapidamente sem ter que abrir a ferramenta. Uma pequena janela é aberta com algumas opções para escolher, como alterar o erro para uma correção sugerida, ignorar o atual ou adicionar uma palavra ao dicionário para que ele não apareça como um erro novamente.

Reprodução

Para verificar o documento inteiro em busca de erros de ortografia, vá para Ferramentas > Ortografia > Verificação ortográfica

Reprodução

O Google Docs orienta você em cada erro detectado e pode fazer as mesmas correções que acabamos de abordar. Se houver mais erros, a ferramenta avança no documento até que todos sejam corrigidos. Ele também facilita se houver a mesma palavra escrita incorretamente várias vezes: O Docs pergunta se você quer alterar todas ou somente a primeira que encontrou.

Google Docs: como usar o dicionário

O editor de textos do Google também tem um dicionário que facilita pesquisar palavras sem precisar sair do programa A partir do documento, realce um termo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Definir ”. Dependendo da palavra, ele pode sugerir sinônimos. E a opção “Explorar” abre buscas da web ao lado direito do seu texto, também sem precisar sair do Google docs.

Reprodução

Vale dizer que a mesma ferramenta ortográfica também está disponível para as Planilhas e Apresentações do Google.

>>> Curtiu a dica? Qual editor de textos você utiliza? Deixe sugestões e dúvidas nos comentários abaixo.