O Google encerrou uma disputa bastante desconfortável com o buscador concorrente DuckDuckGo. As duas empresas fecharam um acordo que cederá o domínio “duck.com” ao DuckDuckGo, após a empresa reclamar de práticas desleais.

Para quem não se lembra, o DuckDuckGo, que oferece um serviço de pesquisas que promete não rastrear e coletar dados de usuários, começou a reclamar do Google pela posse do domínio “duck.com” em julho deste ano. A acusação era de que o uso do domínio era uma forma de confundir os usuários, que eram redirecionados para a página de buscas do Google.

Ao que tudo indica, no entanto, a ação do Google não foi proposital. O domínio “duck.com” foi adquirido quando a empresa comprou a On2 Technologies em 2010, que anteriormente era conhecida como Duck Corporation. No meio da fusão, o domínio acabou sendo transferido para o Google, que, sem um propósito claro, acabou usando-o simplesmente para redirecionamento para seu buscador.

Quando o Google foi alertado sobre o caso, Rob Shilkin, um dos vice-presidentes do Google, tratou de implementar uma solução paliativa, que incluía um link para o site do DuckDuckGo como forma de orientar potenciais internautas perdidos. Na ocasião, o CEO do DuckDuckGo Gabriel Weinberg chegou a questionar a possível aquisição do domínio, mas não houve uma resposta na ocasião.

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O acordo foi confirmado por Weinberg, que menciona que o novo domínio deverá tornar mais fácil a novos usuários encontrarem o buscador da empresa. Agora ao acessar “duck.com”, os usuários caem no DuckDuckGo. Não foram revelados os termos do acordo e se houve algum valor envolvido na troca.

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