Uma atualização do Google Chrome que desativava som em diversos sites da internet foi suspensa pelo Google. O problema é que o recurso, que visava diminuir incômodo a usuários causado por sites que reproduzem áudio automaticamente, prejudicou o funcionamento de diversas páginas da web.

Logo que a atualização começou a ser liberada, usuários notaram que ela fazia com que muitos sites antigos não funcionassem como deveriam. Isso inclui projetos interativos da web que usavam áudio, assim como alguns jogos para navegador.

Como muitos dessas páginas já foram abandonadas por seus criadores, a mudança do Chrome em sua versão 66 fazia com que eles ficassem prejudicados permanentemente.

O Google decidiu suspender em partes o recurso, que a partir de agora vai desativar reprodução automática de áudio e vídeo sem que isso prejudique o funcionamento de sites antigos.

publicidade

A medida não é permanente, e o Google espera que desenvolvedores atualizem seus sites para ficarem de acordo com as novas regras definidas pela empresa. A limitação geral à reprodução automática de conteúdo na web vai retornar com o Chrome 70, previsto para outubro.