Um e-mail vazado do CEO da Tesla, Elon Musk, revela que 9% da força de trabalho da companhia foi demitida. Conforme relata o Mashable, a decisão foi tomada com base na lucratividade e nenhum funcionário da linha de produção dos carros elétricos está na lista dos dispensados.

“Como parte desse esforço e da necessidade de reduzir custos e tornar-se lucrativo, tomamos a difícil decisão de deixar de lado aproximadamente 9% de nossos colegas em toda a empresa”, diz o e-mail interno. “O que nos impulsiona é a nossa missão de acelerar a transição mundial para uma energia limpa e sustentável, mas nunca conseguiremos essa missão a menos que acabemos demonstrando que podemos ser rentáveis ​​de forma sustentável”.

publicidade

Historicamente, a Tesla é conhecida por não conseguir atingir as suas metas de produção. Além disso, o sistema de piloto automático da empresa andou se envolvendo em acidentes graves e fatais nos últimos anos.

Confira o e-mail completo:

publicidade

“Conforme descrito anteriormente, estamos realizando uma reestruturação organizacional abrangente em toda a nossa empresa. A Tesla cresceu e evoluiu rapidamente nos últimos anos, o que resultou em alguma duplicação de funções e algumas funções de trabalho que, embora fizessem sentido no passado, são difíceis de justificar hoje.

Como parte desse esforço e da necessidade de reduzir custos e tornar-se lucrativo, tomamos a difícil decisão de deixar de lado aproximadamente 9% de nossos colegas em toda a empresa. Esses cortes foram quase inteiramente feitos em nossa população assalariada e nenhum associado à produção foi incluído, portanto isso não afetará nossa capacidade de atingir as metas de produção do Model 3 nos próximos meses.

publicidade

Dado que a Tesla nunca atingiu um lucro anual nos quase 15 anos desde que existimos, o lucro obviamente não é o que nos motiva. O que nos motiva é a nossa missão de acelerar a transição do mundo para uma energia limpa e sustentável, mas nunca conseguiremos essa missão a menos que acabemos demonstrando que podemos ser rentáveis ​​de forma sustentável. Essa é uma crítica válida e justa da história de Tesla até hoje.

Nesta semana, estamos informando aqueles cujas funções são afetadas por essa ação. Tomamos essas decisões avaliando a criticidade de cada posição, se determinados trabalhos poderiam ser feitos de forma mais eficiente e produtiva e avaliando as habilidades e habilidades específicas de cada indivíduo da empresa. Como você sabe, também continuamos a nivelar nossa estrutura administrativa para nos ajudar a nos comunicar melhor, eliminar a burocracia e avançar mais rápido.

publicidade

Além dessa reestruturação em toda a empresa, decidimos não renovar nosso contrato de vendas residenciais com a Home Depot para concentrar nossos esforços na venda de energia solar nas lojas daTesla e online. A maioria dos funcionários da Tesla que trabalham na Home Depot terá a oportunidade de se mudar para os locais de varejo da Tesla.

Eu gostaria de agradecer a todos que estão deixando Tesla por seu trabalho duro ao longo dos anos. Sou profundamente grato por suas muitas contribuições para a nossa missão. É muito difícil dizer adeus. A fim de minimizar o impacto, a Tesla está fornecendo salário significativo e aquisição de ações (proporcional ao tempo de serviço) para aqueles que estamos deixando ir.

Para ser claro, a Tesla continuará contratando talentos excepcionais em funções críticas à medida que avançamos e ainda há uma necessidade significativa de pessoal de produção adicional. Também quero enfatizar que estamos tomando essa decisão difícil agora, para que nunca mais tenhamos que fazer isso novamente.

Para aqueles que estão partindo, obrigado por tudo que você fez por Tesla e desejamos a você o bem em suas oportunidades futuras. Para os restantes, gostaria de lhe agradecer antecipadamente pelo trabalho difícil que está à frente. Somos uma pequena empresa em um dos setores mais resistentes e competitivos da Terra, onde apenas permanecer vivo, e muito menos crescer, é uma forma de vitória (a Tesla e a Ford continuam sendo as únicas empresas de automóveis americanas que não foram à falência). No entanto, apesar do nosso pequeno tamanho, a Tesla já desempenhou um papel importante na mudança da indústria automobilística para o transporte elétrico sustentável e na movimentação da indústria de energia para a geração e armazenamento de energia sustentável. Devemos continuar a impulsionar isso para o bem do mundo.

Obrigado, 
Elon”