O Google tem tentado por muitos anos ter sucesso no mercado de mensagens instantâneas para competir com o WhatsApp e o Facebook Messenger, cuja liderança parece imbatível. Depois de várias tentativas e fracassos, a empresa não joga a toalha e, em 2019, veremos suas novas apostas.

Esta semana, a empresa informou os planos futuros para seus aplicativos de mensagens, anunciando o fechamento do Google Allo para março de 2019 e a migração do Hangouts clássico para os novos Hangouts Chat e Hangouts Meet.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

publicidade

O Google está reorganizando seus aplicativos de mensagens e comunicação. Em 2019, passará de seis aplicativos para quatro. O Google Messages substituirá o Google Allo e o Hangouts Chat vai tomar o lugar do Hangouts clássico, com características e público muito diferentes.

O Google Messages e o Google Duo são voltados para os consumidores, e o Hangouts Chat e Hangouts Meet estarão direcionados para empresas, mas qualquer um poderá usar todos esses aplicativos no ano que vem.

Google Mensagens

Reprodução

O Google Messages é a aposta mais importante da Big G para tenta acabar (ou ao menos diminuir) com a liderança do WhatsApp. Este é o aplicativo oficial do Android para mensagens (SMS / MMS) e chat (RCS) que vem de fábrica em muitos dos dispositivos. Tem o apoio das operadoras, e o seu sucesso depende das mesmas ativarem em todo o mundo o suporte de mensagens RCS, para que todos possam criar grupos, enviar fotos, vídeos, notas de áudio, etc., mas sem comprometer seu pacote de dados

Muitas das funções do Google Allo chegaram este ano ao Messages, como as respostas rápidas ou a versão da web para bater papo no nosso PC. Nos próximos meses, esperamos desenvolvimentos importantes, como a possibilidade de associar nossa conta do Google e a integração com o Google Assistente. 

Download Google Mensagens

Google Duo

Reprodução

O Duo é a aposta do Google para videochamadas e é o concorrente do FaceTime da Apple. A empresa prefere ter aplicativos separados para mensagens e outro para videochamadas e, neste ano, o Duo chegou a tablets e Chromebooks. No momento esta aplicação só nos permite fazer uma chamada para uma pessoa. Logo, se faz necessário que as chamadas em grupo cheguem o quanto antes.

Download Google Duo

Hangouts Chat

Reprodução

O Hangouts Chat é o aplicativo de mensagens voltado para empresas, mas, durante o próximo ano, deixará de ser exclusivo da plataforma G Suite e qualquer usuário poderá utilizá-lo. Este é um app de bate-papo mais produtivo, no estilo Slack, no qualsão criadas salas de bate-papo para compartilhar Documentos, Planilhas e Apresentações. 

Download Hangouts Chat

Hangouts meet

Reprodução

O Hangouts Meet oferece uma poderosa aplicação para profissionais realizarem suas videoconferências com até 100 participantes, com o calendário integrado no Google Agenda para que você não perca nenhuma reunião remota.

Download Hangouts Meet