Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Saint Andrews criou uma maneira de colocar emissores de laser em filmes extremamente finos e flexíveis. Dentre as criações da equipe está uma lente de contato equipada com um desses emissores, o que efetivamente permite que o usuário emita lasers pelos olhos.

Esses lasers podem funcionar como equipamentos de segurança. O professor Marcus Karl, um dos envolvidos no estudo, disse ao Phys.org o seguinte: “variando o material e ajustando a estrutura de grades do laser, a emissão pode ser configurada para mmostrar uma série específica de linhas em um fundo plano – os uns e zeros de um código de barras digital”. Ou seja: seria um sistema vestível de identificação e de segurança.

publicidade

Também graças a essa propriedade, a criação pode ser aplicada em outras situações. Uma das aplicações que os pesquisadores também desenvolveram foi a implantação dos emissores ultra-finos de laser em notas bancárias. Isso seria mais uma maneira de garantir a legitimidade das notas, dificultando a circulação de dinheiro falso. 

Lasers ultra-finos

publicidade

A criação desse tipo de laser é feita fazendo uma película extrmamente fina de plástico flutuar sobre um substrato que contém os componentes responsáveis por fazer o laser funcionar. Os testes jé feitos pela equipe (que usou olhos de vacas para simular os olhos humanos) mostraram que o sistema é suficientemente leve, de maneira que ele não deve ser mais incômodo do que uma lente de contato tradicional. 

Os testes também mostraram que o laser não enfrenta nenhum problema de aquecimento capaz de colocar em risco os olhos do usuário. E segundo o Engadget, o filme no qual ele é colocado mantém suas propriedades ópticas mesmo após meses de uso, o que significa que seria de fato possível produzir em massa lentes de contato que viessem com lasers.