Embora testes com fibra óptica capaz de transmitir dados medidos em terabit não sejam novidade, pela primeira vez pesquisadores chegaram perto de uma solução que possa ser aplicada a redes domésticas.

Acontece que havia um problema a ser resolvido com transmissões tão poderosas: elas só funcionavam em ambientes controlados que não se assemelham à realidade do dia a dia. Quando colocados à prova, os cabos não aguentavam os altos níveis de variação de canais e de tráfego.

publicidade

Isso foi resolvido em testes conduzidos em conjunto entre a Nokia Bell Labs, a Deutsche Telekom e a Universidade Técnica de Munique, segundo informa o Engadget.

Eles aplicaram uma técnica de modulação chamada Probabilistic Constellation Shaping, que dá preferência a pontos com baixa amplitude durante as transmissões ao invés de tratar todos de forma igualitária, como acontece com a fibra tradicionalmente.

publicidade

A diferença é que os pontos escolhidos são menos suscetíveis a ruídos, o que permitiu que se atingisse velocidades 30% superiores, já que é possível adaptar a taxa de transmissão de acordo com o canal. De acordo com o Engadget, a técnica foi tão eficaz que os cientistas quase atingiram o pico de velocidade previsto para uma conexão via fibra.