O Google anunciou mais uma ferramenta para combater comportamento abusivo de sites no Chrome 71. A partir de dezembro, o navegador passará a avisar ao usuário quando este acessar uma página que pode fazer cobranças inesperadas. Para evitar serem dedurados, os desenvolvedores de sites terão que deixar todas as informações claras e legíveis na página.

De acordo com a publicação do The Verge, as páginas que o Google está tentando combater são as que oferecem algum tipo de assinatura a partir do telefone do usuário. Ou seja, são aqueles clássicos serviços que induzem o indivíduo a digitar seu telefone para baixar um toque ou conteúdo no celular, mas não informa que uma cobrança será gerada na conta da operadora.

publicidade

O Google explicou ainda que os desenvolvedores destas páginas terão que seguir algumas regras para evitar serem bloqueados. Em primeiro lugar, será necessário deixar claro de que se trata de um serviço de assinatura/cobrança. Além disso, informações sobre a recorrência do pagamento e os termos de uso deverão ficar claros, sem que estejam escondido pelo fundo da página ou com leitura prejudicada.

Além do Chrome para celulares, os avisos sobre cobranças em sites estará disponível também nas versões para computadores e na pesquisa do Google. Nesta semana, a gigante de buscas anunciou que bloquearia anúncios de páginas que induzissem o usuário ao erro ou que atrapalhassem a experiência na web. Tudo isso deve ser liberado a partir de dezembro.