Como serão os carros quando não houver mais a necessidade de uma pessoa precisar estar atenta ao volante? A fabricante sueca Volvo divulgou algumas imagens conceituais que mostram qual é a visão da companhia para o futuro dos automóveis, quando eles se tornarão totalmente autônomos.

O modelo conceitual se chama 360c e a proposta da Volvo é simples e direta: o espaço interno do carro seria totalmente reformulado para que ele sirva a outros propósitos. Entre eles estão quatro propostas da empresa; um ambiente de sono e descanso, um escritório móvel, uma sala de estar e um sala de entretenimento.

publicidade

Reprodução

“A direção autônoma nos permitirá dar o próximo grande passo em relação à segurança, mas também permitirá novos modelos de negócio empolgantes, permitindo ao consumidor gastar o tempo no carro da forma que eles preferirem”, diz Håkan Samuelsson, CEO da Volvo.

publicidade

A ideia da empresa vai além de simplesmente permitir que o dono de um carro possa ficar vendo Netflix enquanto se desloca. A Volvo menciona uma possibilidade de alternativa bastante lucrativa aos voos de curta distância, com viagens de até 300 quilômetros sendo “candidatos ideais para serem afetados por um novo modo de viagem alternativo”.

A questão agora é saber quanto tempo falta para que essa visão se aproxime da realidade, se é que algum dia esse conceito será de fato concretizado em um produto real. Além disso, também é necessário ver como essa ideia de substituir aviões por frotas de carros autônomos poderia impactar cidades.

publicidade