A partir do iOS 11, os usuários de produtos da Apple podem esconder o conteúdo de notificações – como mensagens de texto, por exemplo – até que o celular seja desbloqueado. Mas um bug recém-descoberto permite “driblar” esse sistema com apenas um comando de voz.

O MacMagazine revelou que basta usar o comando “E aí, Siri, leia as minhas notificações” para que a assistente virtual comece a recitar o conteúdo dos alertas, incluindo mensagens de texto recebidas por WhatsApp ou algum app do gênero.

publicidade

Mesmo que o iOS esteja programado para esconder o conteúdo das notificações, elas podem ser acessadas por qualquer pessoa, até mesmo com o celular bloqueado, a partir de um simples comando de voz para a assistente Siri.

Segundo o MacMagazine, o bug foi encontrado até mesmo na versão mais recente do sistema operacional, o iOS 11.3. A única exceção à falha é o aplicativo nativo de SMS do iPhone, o Mensagens (anteriormente chamado de iMessage).

publicidade

Por algum motivo, se você pedir para a Siri ler suas notificações, ela não inclui no pacote as notificações do Mensagens. E se você pedir para que ela leia especificamente as mensagens, será preciso desbloquear o celular primeiro.

Enquanto a Apple não corrige o bug, uma alternativa é impedir o acesso à Siri com o celular bloqueado. Basta ir até o aplicativo de “Ajustes”, depois selecionar “Siri e Busca” e desmarcar a opção “Permitir Quando Bloqueado”.