O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um inquérito civil público para investigar os criadores do jogo “Bolsomito 2K18” nesta quarta-feira, 10. Desenvolvido pela BS Studios, o game causou polêmica ao ter como protagonista o candidato Jair Bolsonaro (PSL) e dar pontos ao jogador que matar pessoas pertencentes a minorias e integrantes de movimentos sociais. A loja Steam, que está distribuindo o game, também será investigada.

O inquérito foi aberto pela Comissão de Proteção de Dados Pessoais do MPDFT e pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação. No documento, o Ministério Público afirma que o jogo “causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas”. Além disso, o órgão acredita que o título tem como objetivo prejudicar o candidato à Presidência da República e embaraçar as eleições 2018.

publicidade

São alvos da ação a BS Studios, os responsáveis pelo “Bolsomito 2K18”, a Steam e a Valve Corporation (responsável pela Steam). O Ministério Público determinou que a loja online repasse os dados cadastrais dos criadores do jogo. Além disso, a Valve será notificada para interromper imediatamente a distribuição do game.

publicidade

Jogo violento e polêmica nas redes sociais

Lançado no dia 5 de outubro, dois dias antes do primeiro turno, o “Bolsomito 2K18” coloca o presidenciável Jair Bolsonaro em luta corporal contra grupos opositores. Entre os alvos, estão pessoas negras, população LGBT, eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT), integrantes do MST e outros. No trailer, há inclusive uma cena que insinua que o protagonista atropela e mata seus adversários com um caminhão.

publicidade

ReproduçãoNa Steam, o título é descrito como “politicamente incorreto” e seu objetivo é derrotar “os males do comunismo”. Nas imagens de divulgação, há referências a polêmicas da carreira do presidenciável do PSL. “Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país”, descreve os desenvolvedores.

Embora tenha classificação “Muito positiva” na Steam, o “Bolsomito 2K18” não foi tão bem recebido nas redes sociais. Desde o lançamento do jogo, internautas fazem campanha para denunciar e retirar título do ar.

publicidade