Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, teve uma reunião com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em março, mas que só agora veio à público graças ao próprio bilionário.

Em entrevista ao site State News, Gates disse que conversou com Trump a respeito dos investimentos do governo dos EUA na área de saúde e ciência. E revelou que recusou um convite para ser assessor de ciência do presidente.

A função de assessor de ciência (“science advisor”, em inglês) é dada à pessoa responsável por informar o presidente a respeito deste assunto e por chefiar o Departamento de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. Não garante poderes executivos como os de um secretário ou ministro.

O convite surgiu quando Gates dizia a Trump que ele deveria nomear um cientista de carreira para o cargo, que permanece vago desde que o presidente assumiu o cargo, mas é ocupado interinamente por um cientista político de 31 anos chamado Michael Kratsios.

publicidade

Foi então que Trump teria dito a Gates: “você quer ser assessor de ciência?”. O bilionário diz ter respondido: “este não seria um bom uso do meu tempo”. No entanto, o fundador da Microsoft admite que não sabe se o convite foi sério ou se Trump estava brincando.