Conforme prometido, a SpaceX, empresa comandada por Elon Musk, deu mais detalhes sobre quem será o passageiro de seu primeiro voo comercial que dará a volta na Lua: Yusaku Maezawa, um empresário e bilionário japonês. O executivo é dono da Start Today, empresa por trás de uma das principais redes de lojas de roupas do Japão, a Zozotown.

Maezawa tem uma fortuna estimada de 2,9 bilhões de dólares, de acordo com a Forbes, e é uma das 20 pessoas mais ricas do país asiático. Sua companhia tem como maior diferencial uma solução, a ZOZOSUIT, usada para personalizar os tamanhos das roupas vendidas. Trata-se de uma malha preta flexível cheia de pontos brancos, que são rastreáveis com a ajuda de um app, que ajuda a calcular as medidas da vestimenta.

publicidade

A empresa começou a atuar fora do Japão apenas recentemente, iniciando em julho deste ano um plano de expansão para levar a solução e criar lojas online em 72 países. O Brasil parece estar nos planos, segundo uma reportagem recente da Quartz, mas, por ora, ainda não há nada relacionado à companhia por aqui.

De toda forma, voltando à viagem espacial, Maezawa levará entre seis e oito artistas, de pintores a músicos e diretores, consigo rumo à Lua. Eles passarão seis dias no espaço e realizarão juntos um projeto de arte que o bilionário – que é colecionador de arte – chamou de #dearMoon, cuja ideia é inspirar os criativos. Só o empresário pagará pela viagem, levando os artistas sem custos. No entanto, o “passeio” no foguete BFR da SpaceX não deve acontecer antes de 2023.

publicidade

A questão financeira da SpaceX

publicidade

Ainda há, contudo, um grande ponto de interrogação na história: como Musk e a SpaceX vão tirar o foguete reutilizável BFR do papel. Como mencionamos aqui, a empresa não está contando com apoio da NASA e nem de órgãos oficiais no desenvolvimento do projeto.

É o contrário do que acontece com os foguetes Falcon, usados em missões da agência espacial norte-americana. E mesmo com o apoio, a companhia ainda não conseguiu levar pessoas ao espaço, apenas cargas até a Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo inicialmente era fazer viagens tripuladas até o final deste ano, mas a proposta foi postergada para 2019.

publicidade

Parte da questão financeira deve ser resolvida com novos contratos firmados principalmente para lançar satélites. Musk não deu novos detalhes, mas até março deste ano, a empresa já tinha uma receita de 12 bilhões de dólares só com acordos programados. Ainda assim, considerando que a companha tem investido apenas 5% de seus recursos no projeto, é provável que ela precise de mais alguns bilhões em investimentos para construir a espaçonave.

A perspectiva ao menos é boa para a SpaceX – e também para outras empresas do ramo espacial, como a Virgin e a Blue Origin. De acordo com análises da Report Buyer, a chamada Indústria do Espaço já vale 360 bilhões de dólares em 2018 e deve crescer em um ritmo de 5,6% ao ano até 2026. A demanda por satélites e veículos de lançamento reutilizáveis, que são justamente a especialidade da empresa de Musk, também deve aumentar.