Já faz algum tempo que a Apple e a Qualcomm não estão se entendendo, sendo que esta última acusa a fabricante do iPhone de lhe dever US$ 7 bilhões em pagamentos de royalty. E, claro, isso culminou em uma disputa jurídica. E como parte deste “toma lá, dá cá, a “Maçã” quer contra atacar por outros meios, mais especificamente querendo trazer funcionários da rival para seus quadros. 

A notícia vem do canal de notícias Bloomberg, que descobriu 10 anúncios de emprego abertos pela Apple este mês, em que oferece posições para engenheiros de desenvolvimento de chips em San Diego. É nesta cidade em que a Qualcomm está baseada e, de acordo com a matéria, a Apple nunca sondou profissionais do setor nessa localidade.

publicidade

Claro que não há nada errado (e é até comum) tentar contratar funcionários de rivais de primeira linha. A empresa já faz isso em outros locais, com escritórios regionais projetados para contratar funcionários da Intel, AMD e outros, conforme informações da Bloomberg.

A Apple deixou a Qualcomm de lado em seus últimos iPhones, optando por obter modems da Intel. No entanto, esta última sempre ficou atrás da fabricante do Snapdragon em relação ao desempenho do deste componente. Além disso, em outro processo recente, a Qualcomm argumenta que a Apple repassava informações à Intel de forma ilegal para recuperar esse atraso.

publicidade

Verdade ou não, isso demonstra o fato de que a Apple tem bons motivos para sondar os especialistas em modem da Qualcomm. Dito isso, a Bloomberg relata que as ofertas de empregos se concentraram em uma variedade de tecnologias, incluindo LTE e 5G, mas também Bluetooth e AI (inteligência artificial). Deste modo, além da espetada na rival, esse processo de recrutamento pode ter como objetivo encontrar maneiras de aumentar o desempenho de seus próximos iPhones.