A Apple estaria deletando todos os aplicativos de adesivos da App Store. Segundo relatos, a fabricante do iPhone tomou essa decisão drástica alegando que os apps estariam violando algumas das regras da loja, como serem muito similares entre si. Até o momento, nenhuma das empresas se manifestou sobre o caso.

Após meses de especulação. o recurso de adesivos chegou ao WhatsApp há cerca de três semanas. No entanto, ao contrário do Telegram, Facebook e outras plataformas que possuem loja própria, o aplicativo de mensagens exigem que os criadores dos stickers lancem seu próprio aplicativo nas lojas do Android e iPhone. A enxurrada de programas para o mesmo fim parece ter irritado a Apple.

publicidade

De acordo com a publicação do WABetaInfo, a fabricante do iPhone estaria excluindo todos os aplicativos de adesivos já publicados em sua loja. Para isso, a empresa alega que já há muitos apps com funcionamento similar na App Store e com design idêntico. Além disso, a Apple aponta que os adesivos demandam a instalação de outro aplicativo [o WhatsApp, no caso] para funcionar, o que não é permitido pela loja do iOS.

Diante dessa limpeza feita pela Apple, a tendência é que o WhatsApp tenha que fazer mudanças na forma com a qual trabalha com adesivos. Em primeiro lugar, o serviço de mensagens poderia criar uma loja própria da qual o usuário poderia baixar suas figurinhas, como acontece no Facebook atualmente. Outra possibilidade, bem mais radical, seria descontinuar a função de envio de adesivos para usuários do iPhone.

publicidade

Até o momento, nem a Apple e nem o WhatsApp se manifestaram cobre o caso. No entanto, como a fabricante do iPhone costuma ser bem dura com suas regras no iPhone, a tendência é que o app de mensagens procure uma alternativa em breve. Recentemente, aliás, o WhatsApp ganhou uma versão beta para iOS, que deve ser usada para testes de novas funções como no Android.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!