Se você instalou a extensão do AdBlock Plus no seu Chrome recentemente, é aconselhável que desinstale agora e passe um antivírus no computador antes de procurar o complemento novamente.

Isso porque uma versão falsa da extensão conseguiu passar pelo sistema de verificação do Google e ficou tanto tempo disponível que chegou a ser baixada pelo menos 37 mil vezes. E, embora a extensão oficial tenha milhões de downloads, não era tão fácil diferenciá-la da falsa, já que o hacker usou “Adblock Plus” como seu nome de desenvolvedor na loja.

publicidade

O alerta foi feito nesta segunda-feira, 9, através do Twitter pela conta SwiftOnSecurity, que classificou o autor da extensão como “um desenvolvedor fraudulento que clona nomes populares e faz spam de palavras-chave”.

publicidade

“Desenvolvedores legítimos só podem sentar e assistir enquanto o Google os suja com extensões falsas que roubam seus bons nomes”, criticou.

O Google tirou a extensão da sua loja, mas não fez pronunciamentos acerca do ocorrido, então não se sabe qual pode ser o tamanho do estrago para quem a baixou. Nos tweets, é possível ver uma das vítimas reclamar que depois de instalar o recurso passou a ver anúncios invasivos, com som em volume alto, serem iniciados em novas abas.

publicidade