A Valve anunciou uma mudança na política de conteúdo do Steam e a partir de agora vai permitir praticamente qualquer tipo de game na plataforma – as únicas restrições são coisas “ilegais” e “trollagens claras”.

Em um post no blog oficial do Steam, Erik Johnson, da Valve, explicou como vai funcionar a partir de agora o gerenciamento de conteúdo da plataforma de games. Em vez de analisar caso a caso para saber o que pode ou não ser disponibilizado na loja, a Valve vai passar a permitir que qualquer coisa seja oferecida aos consumidores, desde que esteja dentro da lei.

publicidade

A alteração vem após uma série de controvérsias envolvendo jogos disponibilizados no Steam, além de tentativas da Valve de controlar um pouco o tipo de conteúdo oferecido na loja. Há algumas semanas a empresa decidiu remover qualquer jogo com conteúdo sexual explícito, assim como games com conteúdo questionável como a glorificação de tiroteios em escolas.

Em vez de tentar controlar esse tipo de inclusão, a Valve decidiu simplesmente permitir qualquer coisa. “Ao adotar essa abordagem, podemos focar menos em tentar policiar o que está no Steam, e mais em desenvolver ferramentas para dar aos usuários o controle em relação ao tipo de conteúdo encontrado”, explicou Johnson.

publicidade

Entre essas futuras ferramentas está um filtro que não exibe certos tipos de jogos para quem não se interessa por eles. Um usuário que não gosta de jogos com personagens de anime, de acordo com o exemplo dado pela própria Valve, vai poder esconder todos os jogos com personagens de anime da loja.