Com mais e mais fabricantes de celular eliminando a saída P2 de seus dispositivos, a procura por fones de ouvido Bluetooth deve crescer cada vez mais. Isso, e o fato de que a ausência de fios é bem conveniente, devem ser alguns dos fatores que motivaram a Philips a lançar por aqui os seus fones Bass+ SHB3075.

O Bass+ é um fone do formato “over ear” (ou “sobre a orelha”). Ele não fica dentro da orelha, como os fones “in ear”, nem cobre ela totalmente, como os “on ear”, mas fica sobre acima dela. A principal vantagem deles é mesclar um isolamento acústico aceitável e um tamanho relativamente pequeno com uma sensação espacial do som: apesar de ser um fone, ainda é possível diferenciar os sons mais próximos e distantes das músicas.

E, nesse quesito, o Bass+ entrega basicamente o que você esperaria de um fone dessa categoria – nem muito mais, nem muito menos. Com um som bem arredondado, um encaixe relativamente confortável e uma conectividade decente, ele é uma opção conveniente para quem gosta de fones desse tipo mas quer se livrar dos fios. Mas se você não gosta de fones desse tipo, não será o Bass+ que mudará a sua opinião.

Design

publicidade

O Bass+ tem um design simples, mas bem legal. Ele tem uma coloração meio fosca interessante, que o torna mais discreto e menos suscetível a impressões digitais. Os dois fones têm uma quantidade bem aceitável de acolchoamento, e a altura de cara um deles é regulada por pequenas molas que ficam dentro da estrutura do fone. Ajustá-los à sua cabeça é um processo bem simples, e eles felizmente não se desajustam sozinhos.

Esse acolchoamento que os fones têm é suficiente para tornar o uso deles confortável. No entanto, em sessões prolongadas de uso, os fones acabam doendo um pouquinho nas orelhas, ou no topo da cabeça onde a alça se apoia. São problemas comuns, até certo ponto, a todos os fones com esse formato – o Bass+ não os resolve, mas também não sofre deles de maneira particularmente grave. 

No fone do lado direito há também os botões de controle de conectividade, energia e reprodução. Eles também são discretos e, felizmente, são fáceis de se diferenciar apenas pelo toque – você nunca precisará tirar os fones para achar o botão que quer apertar. Também do lado direito está a porta microUSB por meio da qual o fone é carregado, o microfone e uma luz azul e branca que ajuda a indicar quando o fone está ligado ou buscando aparelhos Bluetooth para parear. 

De maneira geral, o design do Bass+ é bem competente e funcional: não há nada de particularmente excelente nele, mas ele cumpre muito bem as funções que precisa cumprir. O material do qual ele é feito é leve mas de aspecto resistente, os botões são fáceis de usar e os fones ainda “giram”, o permite que o fone se encaixe em embalagens chatas. Não chega a ser algo tão útil quanto seria se ele se dobrasse para ficar menor, mas é um recurso interessante de qualquer maneira, que também facilita o processo de colocá-lo e removê-lo.

Reprodução

Usabilidade

Parear os fones com seu celular ou outro equipamento Bluetooth é algo simples. Você ativa o bluetooth do dispositivo, liga os fones, segura o botão “bluetooth” dos fones, encontra-os com o seu dispositivo e pronto. Uma voz feminina simpática anuncia quando os fones se conectam a outro aparelho (ou se desconectam dele), o que é bem útil.

Após fazer isso pela primeira vez, das outras vezes fica bem mais fácil: enquanto o fone estiver ligado perto do seu celular, basta ligar o bluetooth do celular que ele conecta automaticamente. Funciona de maneira consistente e prática. No entanto, a comunicação do fone com o celular é sujeita a algumas pequenas falhas: quando você passa por alguma multidão, por exemplo, a música ou ligação que você está ouvindo pode acabar sofrendo pequenas interrupções de menos de um segundo.

São problemas raros, mas que não se pode deixar de mencionar. E, naturalmente, eles podem variar dependendo do dispositivo com o qual você pareia o fone. Os controles, por outra parte, funcionam sempre muito bem: usando os botões do fone, é possível atender (ou rejeitar ligações) e até mesmo chamar a Siri ou a Google Assistente – sem falar, é claro, nos controles de volume e reprodução.

Há um botão no fone dedicado a isso: apertando-o, é possível tocar ou pausar a faixa; com dois toques rápidos, pula-se para a próxima faixa e, segurando o botão por dois segundos, volta-se para a anterior. Esse último controle é um pouco problemático, já que ele dificulta voltar várias faixas de uma vez só, E se você acaba de ouvir uma música e tenta voltar ao começo dela depois da faixa seguinte ter começado, às vezes o fone não entende e fica voltando para o começo dessa faixa seguinte.

Outro pequeno problema é que o fone, depois de ser desligado, não se lembra do nível de volume no qual ele estava quando foi desligado. No meu caso, eu sempre precisava aumentar o volume três vezes depois de colocar o fone, porque o volume do celular já estava no máximo, e isso era um pouco inconveniente.

Som

Com o nome de Bass+, você esperaria dos fones da Philips uma presença marcante nas frequências graves. O que eles entregam é ainda melhor que o esperado. De fato, os graves são o destaque do perfil sonoro deles, mas eles não são estourados e exagerados como nos fones da Beats, por exemplo. Eles são surpreendentemente arredondados e controlados, o que permite ouvir com clareza também outros detalhes da música. 

Batidas de funk e hip-hop têm uma presença notável – embora sem aqueles impactos de sacudir o crânio que teriam em fones exageradamente graves. E também é interessante que o tamanho dos fones, embora relativamente pequeno, ainda permite que eles dêem uma boa sensação de espacialidade aos sons – tudo parece estar tocando em um palco bem grande. 

Isso à parte, as frequências médias do Bass+ também tem uma pegada firme, o que garante que guitarras distorcidas de rock e metal gritem com uma força adequada, mas nunca exagerada. As vozes em canções pop também ganham um certo destaque, às vezes um pouco em detrimento das frequências mais agudas das cordas, pratos ou sopros.

Mas de maneira geral, o som do Bass+ é bem neutro, o que é bom pois permite que cada pessoa ajuste o equalizador de seu dispositivo ou app da maneira como preferir. Só fique atento se você estiver vindo de um fone como o Beats, que tem um perfil sonoro muito específico – é possível que você estranhe o som das suas músicas favoritas logo após a mudança.

Quanto ao isolamento, as colchas em torno dos fones oferecem uma proteção boa – mas não ótima – contra o som ambiente. Para a maioria dos casos, não tem problema; mas se você estiver em algum local muito barulhento, pode acabar tendo que aumentar o volume do som além do recomendável. É uma pena, porque quando você usa as mãos para “forçar” os fones do Bass+ para perto da sua orelha, dá para ouvir com ainda mais clareza o belo perfil sonoro dele. 

Reprodução

Bateria

A Philips promete até 12 horas de duração para a bateria do Bass+, e embora esse número soe um pouco exagerado, ele é mais perto da realidade do que as estimativas de bateria das fabricantes costumam ser. Supondo que você leve uma hora para ir ao trabalho e uma hora para voltar, você pode começar a usar o fone na manhã de segunda-feira e passar a semana toda sem se preocupar em carregá-lo novamente.

Se você levar mais tempo do que isso para chegar ao trabalho (como infelizmente é o caso de muita gente), pode ser necessário recarregar o fone no meio da semana, o que não é um grande problema. Ele vem com um cabo USB-microUSB que permite conectá-lo a qualquer porta USB tradicional para que ele se carregue.

Uma omissão notável, porém, é que a caixa do Bass+ não vem com um carregador de parede. Você provavelmente deve ter uma porta USB disponível no seu computador ou notebook para carregar o fone. Mas mesmo assim, deria conveniente não precisar ocupá-la. Fora isso, aparelhos costumam se recarregar mais rapidamente quando ligados diretamente na tomada. Mas é um problema pequeno pois, de qualquer maneira, o fone se recarrega de maneira suficientemente rápida para que você não precise se pprogramar com muita atecedência para poder usá-lo.

Conclusão

Uma busca rápida no Google mostra que o Bass+ sem fio da Philips é vendido por R$ 200. É um bom dinheiro para se investir em um fone e, diante disso, é um pouco chato que ele tenha pequenos “lapsos” como probleminhas de conectividade e o problema dele não lembrar o volume. 

Por outro lado, esses R$ 200 acabam comprando um fone com um perfil sonoro bem legal, um encaixe confortável na cabeça, boa bateria e usabilidade simples. O design dos fones também resiste a algumas quedas e impactos, é discreto e se adequa bem à maioria de ambientes – se isso for um fator importante para o lugar onde você trabalha, por exemplo. É um fone que, ao que tudo indica, poderá ser usado por um bom tempo até que você precise trocá-lo. Não é difícil imaginar que ele dure mais que dez pares de fones de 20 reais, por exemplo.

Se você gosta de fones do formato “on ear” e está em busca de um par sem fios, o Bass+ da Philips é uma ótima opção. Se você nunca usou um fone desse tipo, por outro lado, e valoriza muito a portabilidade de seus fones (a ponto de não ligar para fios, por exemplo), é melhor tentar vestí-los antes de investir neles – de repente, para o que você precisa, um fone menor é melhor. De qualquer maneira, o Bass+ é um acessório muito bem feito – ainda que não seja exatamente para todos. 

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.