Em breve vai dar para transmitir jogos do PC para Android e iOS. A Valve, criadora da loja Steam, anunciou um aplicativo para os sistemas móveis que consegue rodar games do PC no celular.

Chamado Steam Link, o aplicativo vai funcionar junto com as versões do Steam para Mac e PC. Com ele, vai dar para jogar no celular um game armazenado no PC via streaming.

publicidade

Não será uma tarefa simples, já que a transmissão dos jogos exige uma conexão potente e estável: de acordo com o Steam, o recurso só vai funcionar caso o celular seja conectado ao PC via uma rede Wi-Fi de 5GHz ou uma conexão Ethernet cabeada.

Para controlar o jogo, o Steam garante que o recurso vai ser compatível com o Steam Controller, e controles para iOS compatíveis com a tecnologia MFi, além de outros acessórios ainda não divulgados.

publicidade

É possível que o Steam Link seja compatível com teclados Bluetooth, com o controle do PlayStation 4 (conectado via Bluetooth) ou até mesmo com a tela sensível ao toque do smartphone, mas até agora isso não foi confirmado pela Valve.

O Steam Link existe há algum tempo, e algumas smart TVs e set-top boxes são compatíveis com a tecnologia, permitindo jogar na TV jogos do PC. No entanto, é a primeira vez que a tecnologia é levada também para smartphones e dispositivos portáteis em geral.

publicidade

O aplicativo do Steam Link vai ser lançado durante a semana do dia 21 de maio para iOS e Android. Usuários do sistema do Google vão ganhar o recurso inicialmente em fase beta.