A Sony confirmou que vai incluir um recurso bastante pedido pelos jogadores no PS4: a fabricante começará a testar a alteração do nome de identificação da rede PlayStation Network, e pretende liberar a ferramenta para todos no começo de 2019.

A novidade foi anunciada pelo diretor de mídias sociais da divisão responsável pela marca PlayStation, Sid Shuman, em um post no blog oficial do console. A revelação confirma informações obtidas pelo site Kotaku, que disse na semana passada que a possibilidade de alterar o nome de identificação estava a caminho.

publicidade

Desde que foi lançada em 2006, a rede PSN não permitia que usuários alterassem o nome de identificação: o mesmo adotado na hora de criar a conta tinha que ser usado para sempre. Especialmente com o passar do tempo, isso criou alguns problemas e constrangimentos para usuários, que precisam, por exemplo, usar um nome de identificação dos tempos de adolescente na vida adulta.

Para as coisas não saírem do controle, a Sony estabeleceu algumas limitações para a alteração do nome de identificação durante a fase de testes. A primeira mudança é gratuita, mas a partir da segunda o usuário precisa desembolsar US$ 10 dólares (ou US$ 5 caso seja assinante da PS Plus). Com isso, a fabricante impede que usuários mudem constantemente o nome, e pensem melhor antes de adotar uma identificação que possa ser ofensiva para outros usuários, por exemplo.

publicidade

E para garantir que amigos não fiquem perdidos ao encontrar nomes de usuário desconhecidos na lista de contatos, o recurso vai permitir que a identificação antiga seja exibida junto com a nova. O recurso também não vai funcionar para todos os games: títulos lançados após 1 de abril de 2018 vão ter suporte à alteração, mas os lançados antes disso precisam ser adaptados pelos seus desenvolvedores – cabe a cada estúdio incorporar a ferramenta ou não em seus games.

A fase de testes vai valer para usuários cadastrados no PlayStation Preview Program e vai valer até o fim de novembro. A Sony planeja liberar o recurso para todos os usuários no começo de 2019.