Donos do Xbox 360 e do PlayStation 3 terão que trocar de console para continuar jogando as novas versões Minecraft. A Microsoft anunciou que a próxima atualização do game, batizada de Aquatic, será a última a ser distribuída para a geração passada, incluindo também o Wii U e o PS Vita. Segundo a empresa, esses videogames correspondem a menos de 5% da base de jogadores.

Anunciado em novembro, a atualização Aquatic adiciona jogabilidades subaquáticas, criatura marinhas, itens especiais, entre outros elementos às versões Bedrock e Java do game. O pacote de expansão já se encontra atualmente em fase de testes no Xbox One e no Windows 10. A versão final deve ser lançada até o final de junho, mas não para todos os consoles.

publicidade

Em uma publicação em seu blog oficial, a equipe de desenvolvedores do Minecraft explica que a atualização chegará mais tarde para as versões de PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, OS Vita e Wii U. Desses, porém, apenas o PS4 continuará recebendo novos pacotes após a liberação do Aquatic. A justificativa é que os consoles antigos correspondem a menos de 5% dos jogadores ativos e que a equipe prefere focar os esforços “nos lugares em que as pessoas jogam mais Minecraft”.

Já o Xbox One e o Nintendo Switch serão os primeiros consoles a receber a novidade, mas também com uma ressalva: será necessário usar a versão com a engine Bedrock para receber o update. No caso do console da Microsoft, a versão alternativa poderá ser baixada gratuitamente na loja do console para quem já tem a Xbox One Edition. Já os jogadores da Nintendo receberão um patch gratuito junto com a atualização.

publicidade

Por fim, as versões Java do PC e mobile do game receberão a atualização Aquatic normalmente. Entretanto, a Microsoft ainda não anunciou a data para a liberação da versão final da atualização.