O PlayStation Vita está com os dias contados e a Sony não se mostrou até agora muito interessada em lançar um sucessor para o console portátil, mas uma patente encontrada pelo site Techtastic indica que ao menos existem planos internos para a criação de um novo dispositivo para games.

A patente, registrada na Coreia do Sul, fala de um “cartucho de jogo eletrônico”, e não entra em muitos detalhes além disso. O design indica que ele teria uma conexão inferior para se comunicar com um console. Não há nenhuma informação sobre tipo de conexão, velocidade de transferência de dados, nem capacidade do cartucho.

É difícil imaginar que a Sony planeje usar o cartucho em um futuro PlayStation 5, já que para games de consoles de mesa a mídia ótica como o Blu-ray é mais indicada, principalmente pela capacidade de armazenamento e preço de produção. No caso de um portátil, como o Nintendo Switch quando não está conectado à TV, os cartuchos são mais apropriados, já que a movimentação pode prejudicar a leitura de um disco.

publicidade

Apesar de não falar sobre um sucessor específico para o PS Vita, a Sony não descartou completamente o mercado de portáteis: em maio, o presidente da divisão de games da japonesa, John Kodera, afirmou que é importante continuar vendo jogos portáteis como uma forma de entregar experiências em jogos. Além disso, a Sony já patenteou um dispositivo similar ao Switch, que seria uma espécie de tablet com controles nas laterais.

Também é possível que a patente não signifique nada: é bastante comum empresas registrarem tecnologias que jamais são usadas em produtos para o consumidor final.