A Nvidia revelou nesta segunda-feira, 3, a sua GPU mais “apelona” para o ano. Depois de dar o pontapé inicial para a geração com as placas RTX 2070 e 2080, a empresa apresentou sua verdadeira placa top de linha de 2018, chamada Titan RTX, que supera suas antecessoras tanto em desempenho quanto em preço.

A empresa não classifica a Titan RTX como uma placa para o consumidor comum, no entanto, até pelo preço proibitivo de US$ 2.500, que é mais do que o dobro da RTX 2080 Ti. A Nvidia mira o público “prosumer”, expressão razoavelmente nova que abrange um público profissional e exigente, mas sem chegar ao nível de exigência do mercado corporativo. Isso inclui pesquisadores de inteligência artificial, por exemplo, usuários de workstations ou até mesmo jogadores de PC que tenham muito dinheiro.

publicidade

Por dentro, a Titan RTX não faz feio e conta com absurdos 24 GB de memória de vídeo GDDR6, que também é mais do que o dobro da RTX 2080 Ti. Utilizando a recém-apresentada arquitetura Turing, o componente também conta com 72 núcleos Turing RT e 4.608 núcleos CUDA, que também são um salto considerável em comparação com a 2080 Ti.

O salto na quantidade de memória de 11 GB da RTX 2080 Ti para 24 GB na Titan RTX trazem alguns ganhos consideráveis, especialmente para os pesquisadores que deverão permitir simulações consideravelmente maiores e mais precisas. A placa também se assemelha muito em especificações à Quadro RTX 6000 custando menos da metade, o que também a coloca em um patamar interessante para modelagem e animação em 3D, produções gráficas e edição de vídeo em nível profissional.

publicidade

Já para jogos, a previsão é que haja um ganho de desempenho que varia entre 10% e 20% na comparação com a RTX 2080 Ti. Ao contrário do que aconteceu na geração passada, a Titan RTX é muito mais próxima em funcionamento de suas contrapartidas mais acessíveis realmente voltadas para jogos, então o público gamer mais exigente e disposto a pagar caro por isso não deve se decepcionar.

Ainda não há uma previsão para quando a Nvidia começará a vender a Titan RTX.