Embora muitas empresas comercializem notebooks para games, aqueles laptops cheios de detalhes excêntricos no design, muita bateria e poder de processamento, a maioria dos jogadores concorda que a performance de jogos um laptop ainda não chega perto da performance de um PC desktop.

A Nvidia quer mudar essa história com o lançamento de sua nova linha de placas gráficas móveis. A empresa anunciou nesta terça-feira, 16, versões para laptops da GTX 1080, GTX 1070 e GTX 1060, com performance quase igual à de suas contrapartes “maiores”.

publicidade

A GTX 1080 para notebooks, placa mais potente da nova linha, tem os mesmos 2.560 núcleos CUDA e 8GB de memória GDDR5x a 10Gbps da versão para desktop. O mesmo vale para as outras duas placas, de especificações menos potentes, e que compartilham performance similar tanto no laptop quanto no desktop.

A diferença, porém, é velocidade de clock: enquanto a versão móvel da GTX 1080 chega a 1.556 MHz, a versão para desktop alcança 1.607 MHz. As duas, porém, têm um boost de 1.733 MHz e a arquitetura Pascal de última geração da Nvidia. Essas características fazem do modelo uma GPU pronta para jogos em alta resolução, gráficos no máximo e até realidade virtual.

publicidade

Acer, Alienware, Asus, Clevo, EVGA, HP, Gigabyte, Lenovo, MSI, Origin, Razer, Sager e XMG são só algumas das fabricantes que estão “na fila” para usar as novas placas em seus notebooks gamers. Os primeiros aparelhos com a nova tecnologia da Nvidia não devem demorar para aparecer, mas espere preços altos.

Via Engadget