O modo portátil do Switch é uma das maiores comodidades oferecidas pelo console — e um dos fatores que tornou o console tão popular. Sabendo disso, a Nintendo, fabricante do console, começou a vender, no Japão, uma versão mais barata do aparelho que vem sem a dock (a peça à esquerda na foto acima), responsável por fazer a ligação dele com a TV.

O modelo também vem sem o suporte dos joy-cons, os joysticks do Switch, que os transforma em um controle mais tradicional, e também sem o cabo HDMI. Esses itens a menos deixam o modelo mais barato do que a versão completa do console — o bundle custa 5.000 ienes a menos, pelas contas do Engadget, o que equivale a cerca de 45 dólares ou 165 reais.

publicidade

A explicação para o lançamento aparentemente vem dos dados de uso do videogame. O modo portátil era o preferido em 80% das situações, segundo uma análise divulgada pela Nintendo no último trimestre do ano passado — ou seja, nem todo mundo vai sentir da dock.

O Nintendo Switch foi homologado pela Anatel em fevereiro deste ano e pode ser encontrado à venda no Brasil. No entanto, o produto é importado, já que a empresa não voltou mais ao país depois de sua saída, em 2015.