A Microsoft encerrou nesta quinta-feira, 19, o seu último trimestre fiscal de 2018, e a empresa continua gerando quantidades gigantescas de dinheiro. A companhia reportou lucros na faixa de US$ 8,9 bilhões (alta de 35% na comparação com o mesmo período do ano anterior) gerados sobre uma receita total de US$ 30,1 bilhões (aumento de 17% na comparação ano a ano).

O que é interessante é observar que as apostas para o consumidor final, que tradicionalmente eram secundárias para a Microsoft, começam a gerar resultados interessantes. Isso inclui bons resultados com a linha Surface, com receitas aumentando em 25% e superando a marca de US$ 1,1 bilhão, e com a área de games. As receitas da divisão de jogos da Microsoft subiram em 39% neste último trimestre, com o faturamento com software de Xbox (jogos) e serviços (como Xbox Live e Game Pass) aumentando em 36%; a empresa não revela os números absolutos relacionados ao Xbox.

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O mercado de PCs começou a reagir após vários anos de declínio, e isso também ajuda os resultados da Microsoft relacionados ao Windows. As receitas com licenciamento da versão Pro do Windows cresceu em 14%, mas é interessante notar que versões não-Pro viram uma queda de 3%, mostrando uma procura maior por computadores de maior desempenho e PCs para utilização por empresas e para fins profissionais. O movimento é compreensível, uma vez que a utilização de computadores mais acessíveis tem caído porque boa parte das atividades podem ser realizadas em celulares.

A Microsoft continua indo muito bem em suas duas áreas de sucesso. O Office 365 chegou a 31,4 milhões de assinantes e continua sendo um vetor importante de receitas para a empresa, mas nada cresce tanto dentro da companhia quanto a divisão de nuvem e o Azure, que viu um crescimento de 89% na comparação ano a ano.