“Instant Apps” é o nome de um recurso do Google Play que permite ao usuário experimentar um aplicativo ou jogo do Android sem ter que baixar o software completo. Em breve, a plataforma vai disponibilizar também demos gratuitas de jogos pagos.

O Google anunciou a novidade nesta quinta-feira, 18. Além de permitir experimentar jogos pagos em versões de demonstração grátis, o Google Play também vai permitir que usuários experimentem games que ainda não foram lançados neste mesmo esquema.

publicidade

Os primeiros jogos com a novidade serão “Looney Tunes: Mundo Insano“, ainda não lançado, e “Umiro“, que custa R$ 9,49 no Android. Os Instant Apps são versões reduzidas de aplicativos que ocupam, no máximo, 10 MB, e trazem apenas funções básicas.

Outra novidade é que desenvolvedores poderão permitir que usuários continuem rodando um aplicativo ou jogo enquanto uma atualização é instalada em segundo plano. E, em breve, será possível também “congelar” assinaturas feitas pelo Google Play.

publicidade

Os recursos ainda vão depender dos desenvolvedores, que devem habilitá-los por conta própria ao administrar um jogo ou app no Google Play. Mas as ferramentas já estão disponíveis a partir desta semana.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android