O Google já lançou uma série de experimentos de inteligência artificial (IA) que giram em torno de joguinhos. Há, por exemplo, o “Quick, Draw!”, no qual a IA fica tentando adivinhar o que você está desenhando, e o AutoDraw, que te ajuda a desenhar melhor. Mas recentemente, ela lançou um novo experimento desse tipo, chamado de “Emoji Scavenger Hunt“.

Em tradução livre, o nome do jogo é “caça ao emoji”: quando você começa a jogar, a IA te mostra um emoji e pede que você aponte a câmera do seu celular para ele. Você tem apenas alguns segundos para encontrar o objeto, o que pode ser difícil se ele lhe pedir para achar uma cama no escritório, por exemplo. O vídeo abaixo mostra mais do joguinho:

A inteligência artificial ainda tem dificuldades com alguns objetos. Por exemplo: se ela mostrar um emoji de TV, você pode apontar a câmera do seu celular para um monito de computador que ela vai dar a resposta como certa. Por outro lado, ela já sabe que uma pilha de papéis não é, necessariamente, um jornal – esses detalhes acabam deixando o jogo mais interessante.

publicidade

Alimentando a máquina

Segundo a empresa, o joguinho foi criado com o TensorFlow (a ferramenta de aprendizagem de máquina open source da empresa) com a intenção de ensinar às máquinas a relação entre os emojis e os objetos que eles representam. Em outras palavras, a ideia é ajudar a inteligência artificial o que é um cachorro do mundo real, um joinha do mundo real, enfim: quais são as versões do mundo real para cada emoji.

Não se trata apenas de um jogo. Os dados gerados pelos usuários desse experimento acabam ajudando o Google a criar novos recursos para seus aplicativos – ou até mesmo aplicativos totalmente novos. O Google Photos, por exemplo, já tem há bastante tempo uma ferramenta que permite realizar buscas nas suas fotos usando emojis