Em 1998, a Nintendo lançou um acessório para o console portátil Game Boy que permitia tirar fotos de baixa resolução com o dispositivo. Após 20 anos, o acessório ainda é utilizado, mas por entusiastas querendo explorar os limites da fotografia digital.

Um designer chamado Bastiaan Ekeler criou um adaptador que permite acoplar lentes de câmeras profissionais da Canon a um Game Boy. O adaptador não só funciona, como também permitiu ao holandês registrar fotos da natureza e até da Lua em detalhes

O adaptador foi desenhado por Ekeler e fabricado por uma impressora 3D. Para entrar no acessório do Game Boy, a carcaça teve que ser desmontada e recortada. Uma vez acoplado, o adaptador expande o campo de visão da câmera do Game Boy.

Graças ao adaptador, Ekeler conseguiu montar no Game Boy uma lente de zoom telefoto da Canon com distância focal de 70-200 milímetros. Combinado ao hardware original da Nintendo, o designer conseguiu alcançar a distância focal máxima de 3.000 milímetros.

publicidade

“Para uma imagem de 2 bits e 14 kilopixels de resolução, talvez haja uma sessão de retratos no futuro desta câmera”, escreveu Ekeler no seu blog pessoal. Confira abaixo algumas fotos feitas com a invenção do designer holandês.