“Counter-Strike: Global Offensive” (CS:GO), um dos games mais populares do mundo dos PCs, ficou totalmente gratuito para jogar (free-to-play) no PC. E, além disso, o jogo ganhou um modo battle royale, inspirado em títulos de sucesso como “Fortnite” e “PUBG”.

O novo modo battle royale de CS:GO se chama “Danger Zone”. Nele, até 18 jogadores caem num mapa que vai ficando menor com o tempo. Cada um deve caçar equipamentos e armas, e vence a partida aquele que for o último sobrevivente. Assim como no modo tradicional de jogo, a visão continua em primeira pessoa.

Cada partida do modo Danger Zone dura 10 minutos. Além de matarem uns aos outros, os jogadores também podem pegar missões de resgate de reféns ao redor do mapa para garantir dinheiro e bônus quando a partida chegar ao fim.

Drones também podem enviar suprimentos aos jogadores durante as partidas. E, além disso, cada jogador tem um pouco mais de HP para sobreviver a trocas de tiros que, no modo tradicional do game, seriam fatais, e assim prolongar as partidas.

publicidade

CS:GO custava cerca de R$ 30 em lojas online como o Steam, mas agora é totalmente gratuito, incluindo o modo Danger Zone. Quem pagou pelo jogo antes receberá um upgrade gratuito para o Prime Status, que atualmente custa quase R$ 60 no Steam.

Mas como a Valve vai ganhar dinheiro com CS:GO sendo gratuito? A empresa deve seguir o mesmo modelo de outras empresas que apostam no esquema free-to-play, vendendo itens extras e especiais que acrescentam recursos e vantagens aos jogadores no ambiente online.

Com a mudança, o clássico Counter Strike é mais um a entrar na onda dos jogos battle royale. O gênero foi popularizado pelo independente “Playerunknown’s Battlegrounds”, lançado em 2017, e virou febre com “Fortnite”, da Epic Games.

Hoje já é possível notar a influência do gênero em praticamente qualquer jogo com modo competitivo online, incluindo títulos como “Call of Duty”, “Battlefield” e até “Fifa”, tanto no PC quanto em consoles e até smartphones, em jogos como o popular “Free Fire”.